Jericoacoara

     
 

 

 
   
     

     
 

História:

Jericoacoara é, em sua origem, uma vila de pescadores. Segundo contam, Jericoacoara significa "jacaré tomando sol" na língua indígena, além disso, os pescadores locais dizem que vista do mar a Pedra Furada parece o olho de um jacaré.

Jericoacoara pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara que se limita a leste com a vila de Preá no município de Cruz, a oeste com o município de Camocim, ao norte com o Oceano Atlântico e ao sul com o município de Bela Cruz.

Criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923, denominada Jericoacoara, a enseada está naturalmente protegida por uma verdadeira "cordilheira de dunas", que dificultou por muito tempo o acesso de exploradores às suas imaculadas terras. Assim sendo, temos apenas notícias de visitas esporádicas realizadas por aventureiros, que vindo por mar com destino ao Maranhão, aí estiveram a partir do século XVII. Foi definitivamente descoberta pelo turismo internacional em meados da década de 70. Tendo sido considerada "uma das dez mais belas praias do mundo", por reportagem publicada no jornal americano 'Washington Post'.

            Para os mais místicos, Jericoacoara tem uma energia diferente dos demais locais. Preocupações devem ser deixadas de lado, dando importância apenas às paisagens.

Os amantes do windsurf têm espaço em Jericoacoara garantido pelo bom vento. A praia é considerada uma das melhores para a prática do esporte. Destaque também para o surf, o rally e o trekking, além de outros esportes de aventura. A capoeira tem conquistado mais adeptos na região por chamar bastante a atenção dos turistas. O sandboard é outra mania que vem ganhando espaço nas dunas de Jeri.

Com cerca de 15,2mil habitantes, a aparência de vila de pescadores esconde uma infra-estrutura que vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos e que nada deixa a desejar aos visitantes. A culinária internacional e regional disputa o espaço harmonicamente, variando da pizza à tradicional torta de banana. Para preservar a riqueza do local, além da conscientização dos moradores, a Jericoacoara foi transformada em Área de Proteção Ambiental, estando inserido no Parque Nacional de Jericoacoara.

Atrativos:

 

Pedra Furada

Um dos mais famosos cartões postais do Ceará, na praia de Jericoacoara, é a Pedra Furada, um belo trabalho da ação dos ventos, do mar e do tempo. Em julho, os turistas que visitam a localidade observam o sol se pondo do outro lado do "furo", que a erosão esculpiu no meio da rocha.

A Pedra Furada pode ser visitada durante a maré baixa, passando pelas praias Malhada e do Pontal. São cerca de 3 km até o atrativo, que pode ser alcançado numa agradável caminhada. No percurso, os guias orientam os turistas a respeito de outras pedras famosas existentes no local, como a da Tartaruga e a do Jacaré. Não deixe de parar para um refrescante banho de mar.

           

Esporte e Aventura em Jericoacoara:

 

Os bons ventos levam esportistas de vários lugares do mundo para Jericoacoara. Literalmente, os ventos: a praia é uma das mais procuradas para a prática de windsurf e kitsurf, além de outros esportes que necessitam do vento para aumentar a emoção. Equipamentos de windsurf são alugados em Jeri, que também conta com serviços como o de guarderias para aqueles que levam equipamentos próprios. O esporte pode ser praticado tanto no mar, que oferece ainda boas ondas para os surfistas, quanto na Lagoa de Jijoca. O mar oferece boas ondas, para o deleite dos adeptos dessa modalidade, as dunas de grande altura são locais perfeitos para os amantes do sandboard.

 

Gastronomia em Jericoacoara:

 

            Diversidade é a palavra de ordem da gastronomia de Jericoacoara. Por conta da demanda turística, casas se adaptaram para oferecer o que há de mais saboroso na culinária regional, nacional e internacional. No local, como exemplo, há restaurantes italiano, mexicano e francês. Os pratos a base de peixe são bastante apreciados. Mas o que tem de mais característico da gastronomia de Jericoacoara é a famosa torta de banana. Moradores de Jeri passam pelas ruas com bandejas repletas dessa iguaria. Quem prova, não quer saber de outra coisa. Não bastasse a beleza das praias, lagoas e dunas, Jeri também pega os visitantes pela diversificação da gastronomia.

 

            Noite em Jericoacoara:

           

Depois de um dia de sol, curtindo as emoções que só uma das praias mais belas do mundo pode proporcionar, é hora de se preparar para os agitos da noite em Jericoacoara. A programação começa no alto da Duna do Pôr-do-sol, observando o espetáculo que é o sol se pondo sobre o mar. Os turistas se reúnem para ver o dia terminar. Quando a noite cai sobre Jeri, é hora de escolher que tipo de música ouvir, o que beber e o que comer.

É hora de dançar. Os barzinhos e estabelecimentos que promovem festas agradam aos adeptos de todos os estilos e ritmos, com destaque para o reggae e o forró. Espaço garantido também para o techno. Vale tomar uma caipirinha, bebida feita a base de cachaça e limão. No final da noite, as energias podem ser recuperadas com o Pão da Madrugada da Padaria São Francisco, que abre por volta das 3h da manhã para matar a fome de quem passa a noite na festa.

 

            Parque Nacional:

 

              Em 1984 foi criada a ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL de Jericoacoara, através de uma lei federal, que determinou diversas normas a serem obedecidas no local. A fiscalização e o controle da APA são feitos pelo IBAMA, que mantém um escritório e uma equipe no local. A área protegida é de aproximadamente 200 km², tendo como limite leste a praia do Preá e como limite oeste a vila do Guriú. Os limites da APA se estendem até cerca de 10 km de distância do litoral, e nela estão incluídos os mais diversos cenários: dunas móveis gigantescas, lagoas de água cristalina, manguezais, coqueirais, praias de enseada com mar calmo, praias de oceano com ondas, praias rochosas, cavernas, etc.

O decreto de 4 de fevereiro de 2002 cria o PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA e redefine os limites da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara.

O PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no Estado do Ceará, com área de oito mil, quatrocentos e dezesseis hectares e oito ares é a transformação de parte da APA existente e anteriormente mencionada.

Os objetivos do PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA são os de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

Infra-estrutura:

Jericoacoara fica a aproximadamente 300 km no extremo noroeste da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará e a 220 km a leste de Parnaíba, cidade do vizinho estado do Piauí.

 Todas as ruas são de areia. Não existe iluminação pública, a rede elétrica é subterrânea, o que faz da noite em Jeri um espetáculo a parte. Jeri tem uma mistura de paisagens incríveis: dunas, lagoas com água transparente, mangues, praias desertas e a famosa Pedra Furada. Jericoacoara só foi descoberta pelos windsurfistas e kitesurfistas recentemente. Aqui é considerado um dos cinco lugares melhores do mundo para praticar esse esporte radical, porque tem vento de 20 a 30 nós todos os dias, entre Julho e Dezembro!

Por sua natureza privilegiada, apesar desses limites mostrados através dos pontos cardeais, o "Pôr do Sol" em Jeri se dá dentro do mar! Isso mesmo, o sol se põe a oeste e a posição geográfica da enseada de Jeri, proporciona um "por de sol" como se estivéssemos na costa oeste da América do Sul, ou seja, no Oceano Pacífico. E estamos na costa do Atlântico! Este é o maior exemplo da primeira frase deste tópico.

Outra maneira de chegar em Jericoacoara é por Camocim, com travessias de barco e passeio pelas dunas até chegar ao destino. Pelo município de Cruz, também é possível chegar a Jeri indo pela Praia do Preá.

Saiba mais em:www.jericoacoara.com.br




Para saber mais, procure a Agência-Escola.
 
     


 
  Home    Apresentação    Pacotes    Sugestões de Destino    Contato                   Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados