Foz do Iguaçu

     
 

 

 
   
     

     
 

História:

Em 1542, o espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Cainganges, atingindo as Cataratas, batizando o Paraguai e ficando o registro de que foi o "descobridor" das Cataratas.
Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.
Em 22 de novembro de 1889, o Tenente Antonio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
Nos primeiros anos do século XX, a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Em 1910, a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do Município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia, tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila.
Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o Município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu", em 1918.
A estrada que liga Foz do Iguaçu a Curitiba tomou sua primeira forma em 1920; era uma estrada precária, cheia de obstáculos. Na segunda metade da década de 50, iniciou-se o asfaltamento da estrada que cortaria o Paraná de leste a oeste, ligando Foz do Iguaçu à Paranaguá, sendo inaugurada em 1969.
A história do Parque Nacional começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", seu legítimo "fundador". Aquela área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público, sendo declarada de utilidade pública no mesmo ano. Em 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu.
Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil - Paraguai) em 1965 e inauguração da BR-277, ligando Foz do Iguaçu à Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz do Iguaçu teve seu desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a cidade paraguaia de Puerto Presidente Stroessner (atual Ciudad del Este).

A construção da Hidrelétrica de Itaipu (Brasil - Paraguai), iniciada na década de 70, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente o contingente populacional de Foz do Iguaçu. Em 1960, o município contava com 28.080 habitantes e, em 1970, com 33.970, passando a ter, em 1980, 136.320 habitantes e registrando um crescimento de 385%, estimando-se hoje uma população de 311.336 habitantes.

Fonte: Portal Foz. Disponível em: www.portalfoz.com.br

Geografia:

Localização

Extremo oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina - latitude sul 25º32'45" e longitude oeste 54º35'07".

Relevo:
Apresenta encostas levemente onduladas, com solos de textura argilosa, de origem eruptiva, profundos e ricos em matéria orgânica.

Clima:

Clima:

Subtropical úmido, com verões quentes, geadas poucos freqüentes e chuvas em todos os meses do ano.
 
Temperatura:

A média anual em 2006 variou entre - 1,0 ºC (mínima) e 37,5 ºC (máxima), ficando em 21,1 ºC.

Atrativos:

A atividade turística em Foz do Iguaçu é composta de vários segmentos. Seus dois ícones, as Cataratas do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu, encantam qualquer visitante. Além desses atrativos, outras opções compõem a oferta turística. São atrativos naturais, culturais, compras, atividades esportivas e variadas que fazem com que o Destino Iguaçu seja destaque nacional e internacional.
 
 
Parque das Aves
 
O Parque das Aves Foz Tropicana está localizado numa área de 17 hectares de mata nativa, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. Os visitantes seguem uma trilha pavimentada de aproximadamente 1.000 metros, que leva a diversos viveiros de aves, perfeitamente integrados à floresta.

Nestes recintos é permitido entrar, ficando-se frente a frente com as aves. Tucanos, araras, periquitos e outras aves tropicais pousam a poucos metros do visitante, tornando o passeio inesquecível. É o local perfeito para fotografar e conhecer as aves existentes no Brasil.

Atualmente, o Parque das Aves possui aproximadamente 1.100 aves de 140 espécies. As aves brasileiras predominam, porém espécies da África, Ásia e Austrália estão também representadas.

Outras grandes atrações incluem um borboletário, que abriga também diversas espécies de beija-flores, e o setor de répteis, onde cobras e jacarés ficam a poucos metros dos olhares atentos e curiosos dos visitantes.
 
Refúgio Biológico Bela Vista
 
Trata-se de uma área de preservação permanente, com objetivos de proteção à flora e à fauna, pesquisas, recuperação de áreas degradadas, paisagismo, reprodução de animais, educação ambiental, produção de mudas e abastecimento de água para o município de Foz do Iguaçu.
Em 2002, o refúgio passou por uma revitalização, fundamentada nos conceitos de arquitetura verde e eficiência energética, transformando-o em um instrumento de educação ambiental e em uma atração turística. Foram incluídas 23 novas edificações destinadas aos mais variados fins, como Centro de Recepção de Visitantes, Centro de Educação Ambiental e Turismo, além de diferentes trilhas para visitação e apreciação.

Trilha dos Animais – num percurso de 1.850 metros, é possível observar a flora e fauna da região. Trilha Interpretativa Guaimbê – 1.380 metros de extensão, onde pode ser visto o guaimbê, cipó que denomina a trilha. Trilha dos Sentidos – nesta trilha de 530 metros, o objetivo é trabalhar os cinco sentidos. Trilha Experiência em Sustentabilidade – neste local podem ser vistas as experiências em ambientes sustentáveis que sejam economicamente viáveis e ecologicamente corretos. Trilha das Águas – com 900 metros de extensão, nela é apresentada o uso da água de maneira sustentável.
 
Zoológico Bosque Guarani
 
Inaugurado em 1996, o Zoológico Municipal está situado em um bosque nativo de quatro hectares em área central da cidade. É um importante espaço de lazer, educação ambiental e turismo. São 20 viveiros de aves e outros recintos de animais, que podem ser visitados por trilhas pavimentadas.

O zoológico conta hoje com 91 aves de 23 espécies, 35 mamíferos de 10 espécies e 200 exemplares de répteis de 9 espécies. Podem ser encontrados animais como: macacos, onças, tucanos, araras, papagaios, emas, garças, cisnes e gralhas, entre outros.

Existe ainda no local um playground e um mini anfiteatro para atividades de educação ambiental. As escolas podem agendar visitas monitoradas. O local possui aproximadamente 1.000 árvores nativas e três lagos, resultado do aproveitamento de uma nascente.

Parque Nacional do Iguaçu

 
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado pelo Decreto Federal nº 1.035 de 10 de janeiro de 1939, e alterado pelos Decretos nº 6.587 de 14 de junho de 1944 e 86.676 de 1º de dezembro de 1981.

Tombado em 1986 pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o parque abrange uma área protegida de 185.000 ha. de mata atlântica de interior (pluvial sub-tropical). Passeando pelo parque temos a oportunidade de contemplar a bela fauna e flora da região.

O Parque é uma das maiores reservas florestais do sul do Brasil e um dos últimos locais de proteção ambiental do Estado do Paraná.

A floresta do Parque que rodeia as Cataratas do Iguaçu reserva aos seus visitantes a oportunidade única de um contato mais íntimo com inúmeras formas de vida animal e vegetal.
 
Cataratas do Iguaçu
 
Foram formadas há cerca de 150.000.000 de anos. Uma das mais belas esculturas da natureza, considerada "a oitava maravilha do mundo".

O Rio Iguaçu nasce na Serra do Mar e percorre 1320 Km até Foz do Iguaçu, o conjunto de quedas d'água, pouco antes de seu encontro com o Rio Paraná formam 275 saltos com altura média de 60 m. As quedas produzem uma névoa que coroada por lindos e imensos arco-íris, proporcionam ao visitante um verdadeiro espetáculo de som e cores.

Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A maior parte deles está do lado Argentino, voltados para o Brasil proporcionando uma melhor visão das quedas do lado brasileiro.

Os mirantes espalhados pelas trilhas das Cataratas permitem aos visitantes contemplarem de vários ângulos o belo espetáculo da natureza.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 minutos do centro da cidade.
 
Itaipu Binacional
 
 
É a maior hidrelétrica do Mundo em sua categoria, e a 7º maravilha do mundo moderno, é um empreendimento binacional entre o Brasil e o Paraguai.

Itaipu é responsável pelo fornecimento de 25% de toda a energia consumida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Seu empreendimento teve início em 1974. Hoje com uma potência instalada de 12.600 MW, a maior hidrelétrica do mundo é uma atração por sua própria grandiosidade.

A visita a Usina inícia-se com a projeção de um vídeo de 30 minutos sobre a usina e em seguida passeio de ônibus pela barragem.
 
 
Marco das Três Fronteiras
 
O Marco brasileiro foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o Marco argentino por uma Comissão Estratégica dos dois países.

O belisco construído em pedra e cimento e pintado com as cores nacionais, estabelece os limites dos territórios do Brasil, Paraguai e Argentina, no ponto onde se encontram os rios Iguaçu e Paraná.

Do lado brasileiro pode-se avistar marcos semelhantes do lado Paraguaio e Argentino.

O Marco das Três Fronteiras está localizado a 6KM do centro da cidade, com acesso pela avenida General Meira.

Infra-estrutura:

Foz do Iguaçu conta com um Aeroporto Internacional capacitado para receber aviões de grande porte, um sofisticado Centro de Convenções e um dos maiores Parques Hoteleiros do País, com vários leitos e diversas opções de turismo ecológico. Considerada o terceiro pólo hoteleiro do país, oferece uma listagem organizada pelo Iguassu Convention Bureau & Visitors (ICVB) de hotéis, principalmente de quatro e cinco estrelas, com todas as condições de sediar eventos de porte nacional e internacional.
 
Postos de Informações Turísticas:
 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu
Rodovia das Cataratas, km 13 – Tel.: 3521-4276.
Central
Praça Getúlio Vargas, 69 – Tel.: 3521-1461.
 
Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu
Avenida Costa e Silva, s/nº - Tel.: 3522-1027.
Teletur: 0800-45-1516
 
TTU – Terminal de Transporte Urbano
Travessa Luiz Gama, s/nº - Tel.: 3523-7901.
 
Como chegar
 
Via terrestre
As principais ligações a Foz do Iguaçu são feitas pela BR-277, que leva à Ponte da Amizade, Curitiba e Porto de Paranaguá e a BR-469, que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, à Ponte Tancredo Neves e ao Aeroporto Internacional do Iguaçu.
Dispõe de linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais que ligam a Tríplice Fronteira aos principais centros do Brasil, Paraguai e Argentina.
Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu – Localizada a 5 km do centro da cidade, na Avenida Costa e Silva, na saída para a BR-277. Possui uma área total de 35 mil m² e 13 plataformas de embarque e desembarque.
É também servida por diversas linhas de transporte urbano que levam ao centro de Foz e a diversos bairros da cidade e uma linha de transporte coletivo internacional Foz do Iguaçu-Ciudad del Leste a cada cinco minutos, no período de 6h30 às 20h30.
 
Via aérea
Aeroporto Internacional de Foz – BR-469, rodovia que dá acesso às cataratas, Km 16.
Funciona 24 horas por dia, com média de 16 vôos diários com destino aos principais pontos do Brasil.
Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú – Fica em Puerto Iguazú, cidade fronteiriça a Foz do Iguaçu.
Opera cinco vôos diários para São Paulo, Córdoba e Buenos Aires, com escala para as principais cidades da Argentina, através das companhias Arsa/Austral, Lapa e SW.
Funciona das 9h às 24 horas.
Localização: Ruta Nacional, 101, Puerto Iguazú, Argentina.
Aeroporto Internacional Guarani – Situado na cidade de Minga Guazú, a 26 quil6ometros de Ciudad del Leste, vizinha de Foz do Iguaçu. É um aeroporto de carga, mas opera com linhas aéreas domésticas e internacionais.
Localização: Rua Internacional, 07, Rodrigues de Francia, km 26, Minga Guazú.
 
Onde ficar
 
Bourbon Cataratas Resort & Convention Center
Rodovia das Cataratas, Km 2,5, Foz do Iguaçu – Tel.: 3529-0123/Fax: 3529-0000.
Site: http://www.bourbon.com.br/
 
Hotel Del Rey
Rua Tarobá, 1.020, esquina com Av. República Argentina – Tel.: 3523-2027.
Site: http://www.hoteldelreyfoz.com.br
 
Hotel Foz do Iguaçu
Avenida Brasil, 97, Centro – Tel.: 3521-4450/3521-4460.
Site: http://www.fozdoiguacu.com.br/ 
 
Internacional Foz Hotel
Rua Almirante Barroso, 2.006, Centro – Tel.: 3521-4100/Fax: 3521-4101.
Site: http:// www.internacionalfoz.com.br/
 
Mabu Thermas & Resort – Com 2.142 m² e capacidade para atender 3 mil pessoas.
Avenida das Cataratas, Km 3,5, Vila Carimã – Tel.: 3521-2000/Fax: 3529-6361.
Site: http://www.hoteismabu.com.br/ 
 
Rafain Palace Hotel & Convention Center
Av. Olímpio Rafagnin, 2.357, Parque Imperatriz – Tel.: 3520-9494/Fax: 3526-3030.
Site: http://www.rafainpalace.com.br/
 
Onde comer
 
Cozinha Alemã
 
Tirol Restaurante
Av. Paraná, 1.384, Pólo Centro – Tel.: 3522-1106/3025-2660.
 
Cozinha Árabe
 
Amuna Lanchonete
Av. Jorge Shimmelpfeng, Centro – Tel.: 3523-0104/35236163.
 
Cozinha Baiana
 
Tempero da Bahia
Rua Marechal Deodoro, 1.228, Centro – Tel.: 3572-9187.
 
Comida Caseira  
 
Atos Fast Food Restaurante
Av. Juscelino Kubitscheck, 865, Centro – Tel.: 3572-2785/Fax: 3574-4191.
 
Por do Sol Restaurante
Av. Gustavo Dobrandino da Silva, 145, Parque Presidente – Tel.: 3573-6496.
 
Sabbor Restaurante
Rua Carlos Gomes, 438, Vila Pérola – Tel.: 3528-7415.
 
Cozinha Chinesa  
 
Chan Porções
Av. Paraná, 960, Maracanã, Tel.: 3027-3362.
 
China Restaurante
Av. das Cataratas, 1.1150, Vila Yolanda – Tel.: 3572-1314/Fax: 3523-9895.
 
Sky Lounge Restaurante
Travessa Paulo Aris, esquina Rio Branco, 27, Centro – Tel.: 3025-4398.
 
Cozinha Espanhola
 
Engenho Restaurante
BR277, Km 723, Portal da Foz – Tels.: 3526-3354/3526-2663.
 
Zaragoza Restaurante
Rua Quintino Bocaiúva, 882, Centro – Tel.: 3574-3084/Fax: 3574-3284.
 
Cozinha Internacional  
 
Aspargus Aerogrill Restaurante
Av. das Cataratas, Km 16,5, Aeroporto – Tel.: 3521-4274/Fax: 3521-4274.
 
Itaipu Restaurante
Av. das Cataratas, Km 28, Parque Nacional – Tel.: 3521-7000/Fax: 3523-3005.
 
Cozinha Italiana
 
Bello Piatto Ristorante
Av. Paraná, 1.139, Vila Maracanã – Tel.: 3523-0541.
 
Cantina Quattro Sorelle
Rua Almirante Barroso, 1.336, Centro – Tel./Fax: 3523-1707.
 
Engenho Restaurante
BR 277, Km 723, Portal da Foz – Tel.: 3526-3354.
 
Cozinha Japonesa
 
Miyaco Restaurante
Travessa Décio Luiz Cardoso, 469, Centro – Tel.: 3523-5724.
 
Nissei Restaurante
Av. Juscelino Kubitscheck, 94, Centro – Tel.: 3523-3121.
 
Cozinha Portuguesa
 
Antonio Maria Restaurante
Rua Almirante Barroso, 1.466, Centro – Tel.: 3574-3388.
 
Bares  
 
Cachaçaria Água Doce
Rua Benjamin Constant, 63, Centro – Tel.: 3523-7715.
 
Farol da República
Avenida República Argentina, 3.575, Campos do Iguaçu – Tel.: 3025-3555.
 
Gaia Espetinho
Av. Felipe Wandscheer, 2.980, Jardim Guarapuava – Tel.: 3572-8991.
 
Churrascarias  
 
Acaray Restaurante e Churrascaria
BR-277, km 724, Três Lagoas – Tel.: 3577-4546.
 
Bianco Churrascaria
Rua Quintino Bocaiúva, 963, Centro – Tel.: 3523-2115.
 
Boi de Ouro Churrascaria
Av. Paraná, 1.712, Pólo Centro – Tel.: 3573-6286.
Site: http://www.boideouro.com.br
 
Bottega Churrascaria
Av. Mesrcosul, 400, Carimã – Tel.: 3529-9070.
Site: http://www.churrascariabottega.com.br



Para saber mais, procure a Agência-Escola.
 
     


 
  Home    Apresentação    Pacotes    Sugestões de Destino    Contato                   Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados