Natal

     
 

 

 
   
     

     
 

História:

Natal foi construída sobre a margem direita do Rio Potengi, próximo à foz, no Oceano Atlântico; o solo de Natal é arenoso o que enseja o aparecimento de dunas; a costa, entrecortada por baías, é protegida por recifes que aparecem ao longo de boa parte do litoral.

Natal somente foi fundada em 25 de dezembro de 1599 e recebeu esse nome numa homenagem feita pelos colonizadores portugueses à festa cristã que comemora o nascimento de Jesus. A cidade surgiu a partir da construção de uma fortaleza para defender as terras dos invasores franceses e holandeses que há muito já aportavam na região para comércio de bens. A construção do Forte dos Reis Magos, no encontro do Rio Potengi e do mar, é o marco de nascimento da cidade, que começou com o pequeno povoado em volta da construção.

Para que a cidade se tornasse desenvolvida, precisou de algumas décadas e de algumas resistências a tempos difíceis, como ao ciclo da cana de açúcar, que não foi gentil com a cidade, pois pela característica do solo ser arenoso, o cultivo da cana de açúcar não era bem sucedido, e também o ciclo do ouro, que pouco beneficiou Rio Grande do Norte.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a sorte da cidade foi mudada, Natal tornou-se conhecida, batizada com o nome de "trampolim da vitória", teve com o aeroporto de Parnamirim, uma das mais importantes bases militares dos aliados na América do Sul. Durante os primeiros anos da década de 40, era de Natal que partiam os aliados com destino aos fronts europeus, mais de 5 mil soldados, principalmente, americanos.

Depois da Guerra, Natal está transformada, mas ainda é um recanto escondido no Nordeste do Brasil. Somente na década de 80 é que começa o boom do turismo, quando São Paulo, "descobre" Natal e, a partir desse período, a cidade virou um dos principais destinos dos brasileiros do Sul. Somente em 1996, Natal recebe o primeiro vôo de turismo charter internacional Natal-Milão. Depois dos italianos, vieram os vôos fretados de Portugal, Escandinávia, Suécia, Espanha e Holanda, Inglaterra, fazendo com que Natal se tornasse o destino número um dos vôos fretados para o Brasil.

Geografia:

No extremo nordeste do continente sul-americano, Natal situa-se bem próximo à Linha do Equador e a 31 metros do nível do mar. Na esquina do continente, banhada pelo Oceano Atlântico, é o ponto na América do Sul mais próximo da África e Europa.

A vegetação é composta por mangues, vegetações litorâneas rasteiras e fragmentos de Mata Atlântica na orla maritima, provenientes da floresta conservada nos arredores e dentro do Parque das Dunas.

É formada por planícies litorâneas, com depressões e planaltos. Possui milhares de dunas espalhadas por todo o território e com as mais variadas alturas.

A população total do município, segundo estimativa realizada pelo IBGE, é de 774.205 habitantes,

 

Clima:

O clima da cidade é tropical úmido.

A proximidade com a Linha do Equador deu a Natal o título de

"Cidade do Sol". São dias com até 15 horas de sol e durante todo o ano, praticamente, não se percebe a mudança de estações e o resultado é que Natal possui um "inverno quente", marcado apenas por chuvas nos meses de julho e agosto, com temperatura mínima em torno de 20 graus.

São mais de 300 dias de sol por ano, mas apesar do calor intenso no ápice do verão nos meses de dezembro a fevereiro, Natal mantém uma brisa constante que a torna diferente das outras capitais nordestinas. O título de "o ar mais puro das Américas" foi dado a partir de um estudo realizado pelo NASA, e além do ar limpo, as dunas de areia funcionam como filtro natural para a água.

Apesar do vento constante, o sol é intenso e é bom estar sempre protegido por óculos, chapéu e bastante protetor solar. No verão, a temperatura pode chegar a 31 graus; mas a média registrada durante todo o ano é de 28 graus.

 

Atrativos:

Natal dispõe de um leque de atividades a serem feitas pelos que visitam a cidade. Tem a oferecer desde locais culturais, como museus e bibliotecas, a locais de aventura como praias, parques e trilhas.

 

Teatro Alberto Maranhão

O mais antigo teatro da cidade, criado em 1898. Mantido pelo Governo do Estado, o teatro não tem uma programação intensa, mas vale uma visita para conhecer a arquitetura e suntuosidade do local. Para conferir a programação: (84) 3222.3669.

 

Capitania das Artes

Sede da Fundação de Cultura da cidade, abriga mostras contemporâneas de artistas natalenses. A Capitania também é sede do Núcleo de Artes Plásticas, com exposições permanentes abertas ao público de segunda a sábado, das 9 às 17 horas, e da Lojinha do Artista, onde é possível adquirir produtos culturais dos artistas potiguares. O prédio histórico e a bela vista para o Rio Potengi merecem uma visita. A Capitania está localizada na Av. Câmara Cascudo, no bairro da Ribeira. Informações: (84) 2324956 / 2324946

E-mail: funcarte@natal.rn.gov.br

 

Solar Bela Vista

O Casarão de 1907 foi transformado em centro cultural pela Federação da Indústria e Comércio do RN. O centro, localizado na Av. Junqueira Aires, Cidade Alta, abriga exposições permanentes e também é palco para diversas manifestações artísticas. Está aberto para visitação de segunda à sexta, das 13 às 18horas. Informações: (84) 3212.1760

 

Palácio da Cultura

Localizado no Palácio Potengi (centro da cidade), expõe acerto de artistas visuais potiguares. Informações: (84) 3211.4620.

 

Museu de Arte Sacra

Instalado no primeiro piso da Igreja Santo Antônio, no bairro da Cidade Alta, o museu abriga imagens do século XVII ao XX. Para os interessados no período barroco da escultura brasileira, o Museu é uma visita imperdível.

 

Museu do Mar

Localizado na Praia de Mãe Luiza, Via Costeira, o Museu do Mar é mantido pela Universidade Federal do RN, preserva espécimes naturais da Costa Brasileira. Infelizmente, pela falta de manutenção, o museu não se encontra em bom estado. A visita é válida apenas para os interessados no tema.

 

Biblioteca Câmara Cascudo

Localizada na Rua Potengi, no bairro de Petrópolis, a biblioteca pública do estado conta com um acervo de mais de 65 mil livros. Está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 21horas.

Informações: (84) 3221.6153

 

Parque das Dunas

O Parque das Dunas é a imensa área verde que se pode ver no mapa da cidade do Natal e que margeia boa parte do litoral da cidade, a partir da Via Costeira. É a maior área de preservação ambiental, com uma área total de 1.172 hectares de mata nativa, uma importante reserva da biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Mesmo sendo um parque urbano, possui uma mostra extensa da fauna brasileira, com mais de 100 espécimes de aves, além de pequenos mamíferos como sagüis e raposas. Um espécime, no entanto, é único no mundo, só podendo ser visto no Parque das Dunas: o "lagarto-de-folhiço".

A área oferece trilhas e passeios que tem como atrativo inicial o Bosque dos Namorados, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol. O Bosque é a porta de entrada para o Parque das Dunas e está aberto à visitação pública com 7 hectares, cerca de 1.300 árvores, com atividades permanentes de cultura e lazer. As Trilhas são o maior atrativo do local, podendo ser feitas de terça a domingo, nos horários das 8h00, 8h15 e 8h30 e 14h00, 14h15 e 14h30. Informações: (84) 3201.3985

 

Praia da Redinha

Na Zona Norte da cidade está a Praia da Redinha, margeando o Rio Potengi e sendo a porta para todas as praias do Litoral Norte. O acesso se dá através da balsa que parte do bairro das Rocas ou pela Ponte de Igapó. Bastante popular, é freqüentada pela comunidade local e tem o domingo como o dia mais movimentado. É no mercado da Redinha que se pode comer a tradicional "ginga com tapioca", mas atenção, se você é sensível ao "povão", mantenha distância: a Redinha só é passagem obrigatória para quem quer ver de perto com se diverte a gente da região: em geral, além do som muito alto nos bares, vários carros de visitantes também exibem a "potência sonora", nenhuma estrutura de apoio ao turista e pouco cuidado no serviço de alimentação.

 

 Praia do Forte

A praia tem esse nome, pois nela está localizado um dos mais importantes monumentos da cidade, o Forte dos Reis Magos. Também é ao redor dela que acontece o encontro do Rio Potengi com o Mar. O Mar é de águas tranqüilas e a praia é bastante por famílias, por ser uma área segura para banho com crianças.

 

 Praia de Areia Preta

Formada por duas baías, a Praia de Areia Preta está colada ao início da Via Costeira. Areia Preta mantém o seu discreto charme, com pequenas piscinas de águas naturais na maré baixa. Destaque para o relógio do sol, colocado quando da comemoração dos 500 anos do Brasil.

Infra-estrutura:

        A alta temporada vai de novembro à fevereiro ou março (geralmente até o final do carnaval), e novamente julho, época em que os vários hotéis ficam lotados.

CENTRO ESTADUAL DE CONVENÇÕES

Totalmente Climatizado. Projetado para sediar Simpósios, Congressos, Seminários, Reuniões, Eventos Artísticos, Feiras e Exposições, o Centro de Convenções se encontra próximo a um complexo hoteleiro (Via Costeira) dos mais modernos e uma infinidade de serviços.

Infra-Estrutura

  • 5.310 assentos
  • Área Total:68.805 m²
  • Área Construída: 12.739 m²
  • Área Externa: 57.535 m²
  • Estacionamento:Total de 1 300 vagas

Auditórios:

  • 800 assentos
  • 120 assentos
  • 1010 assentos - Salas de Apoio: 13, de 30 a 300 assentos
  • 3.500 assentos - Salão Multiuso, com adaptação para: 300/ 500/ 700 assentos

Pavilhão das Dunas

  • 4.025 m² - para Exposições; Feiras e Show Administração do Centro de Convenções de Natal

COOHOTUR - COOPERATIVA DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE HOTELEIRA E TURÍSTICA

Auditórios do BLUE TREE PARK NATAL

  • Av. Via Costeira, 1717 - Parque das Dunas
  • Cep 59090-001 - Natal – RN)
  • Tel.:  +55 (84)3202-2200
  • Tel.: +55 (11) 38417444
  • Toll Free 0800150500 FAX: (84)3202-2266
  • Site: www.bluetree.com.br
  • E-mail: reservas@bluetree.com.br

Centro de Convenções do PRAIAMAR HOTEL

  • Rua Francisco Gurgel, 33 - Praia de Ponta Negra / Natal - RN - Brasil.
  • Treze salas de eventos, num total de 2.700m² de área
  • Salas com capacidade para até 1.000 pessoas
  • Totalmente estruturado e climatizado
  • Apartamento padrão superior
  • Ideal também para festas, recepções e eventos sociais
  • E-mail :eventos@praiamarnatal.com.br
  • E-mail: eventos@praiamarnatal.com.br
  • TeleFax (84) 3219 2230

SISTEMA DE TRANSPORTES

AEROPORTO INTERNACIONAL AUGUSTO SEVERO

INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

CODERN - Porto Internacional de Natal

CBTU - COMPAINHA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS

RODOVIARIA

  • Av. Capitão Mor Gouveia, 1.237. Bairro Cidade da Esperança Tel.+55(84)3232-7310
  • Turismo Rodoviário: www.vtn.com.br

AUTO-ESTRADAS FEDERAIS

 




Para saber mais, procure a Agência-Escola.
 
     


 
  Home    Apresentação    Pacotes    Sugestões de Destino    Contato                   Copyright @ 2008 - Todos os direitos reservados