Percepção de carreira e projeto profissional de alunos do curso de Biologia | Estud. Biol.
Número Atual
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Números Disponíveis
Busca
Índice
Avisar por e-mail
Instruções para autores

Licenciado sob uma
Licença Creative Commons


 

Percepção de carreira e projeto profissional de alunos do curso de Biologia | Percepção de carreira e projeto profissional de alunos do curso de Biologia | Estud. Biol.

v. 34 n. 82 Jan./Jun. 2012 

DOI: 10.7213/estud.biol.6118
 
  Percepção de carreira e projeto profissional de alunos do curso de Biologia

Perception of career and professional project for students of Biology

 Marta Luciane Fischer 1
Ana Cristina Seixas Greca 2
Carlos José Gomes 3
Ana Maria Moser 4
 
Resumo

A orientação profissional é uma necessidade nos cursos de graduação, mas, apesar disso, pesquisas com estudantes universitários são raras. Este estudo avaliou a percepção de carreira de alunos de Bacharelado e Licenciatura em Biologia,partindo-se da hipótese de que a insegurança apresentada pelos alunos na fase de conclusão do curso é decorrente do desconhecimento da realidade do mercado de trabalho, gerando baixa expectativa de sucesso na carreira escolhida. Por meio de entrevistas realizadas com 252 acadêmicos, identificou-se que eles escolhem e realizam o curso baseados em parâmetros emotivos, sentem-se satisfeitos por vivenciarem a realidade idealizada, reconhecem-se como estudantes cooperativos,almejam trabalhar com pesquisa e apresentam perfil profissional altruísta e estável. Porém, o empreendimento de carreira é limitado e refletido na qualidade e nos tipos de informação adquiridos espontaneamente, os quais não caracterizam a realidade do mercado. Esses resultados são fundamentais para o estabelecimento de programas de orientação profissional que permitam ao aluno construir uma identidade profissional coerente e sustentável.

Palavras-chave : Estudante universitário. Mercado de trabalho. Perfil profissional. Planejamento de carreira.
 
Abstract

Vocational guidance is a necessity in undergraduate courses, however, very little research on college students has been done.This study evaluated the student’s perception of the career in bachelor´s degree in Biology, starting from the assumption thatthe uncertainty presented by the students at the end of the course is due to a lack of reality of the labor market, generating lowexpectation of success in their chosen career. Through interviews with 252 students we identified that they choose and conductthe course based on emotional parameters. They feel satisfied by encountering the idealized reality, recognize themselves ascooperative students and aim to work with research, providing an altruistic and stable professional profile. But the careerdevelopment is limited, reflected in the quality and types of information acquired spontaneously, which do not characterizethe market reality. These results are fundamental for the establishment of vocational guidance programs, enabling students tobuild a consistent and sustainable professional identity.

Keywords : College student. Labour market. Professional profile. Career planning.

 

1 Professores do curso de Biologia,Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil,e-mail:marta.fischer@pucpr.br
2 Professores do curso de Biologia,Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil,e-mail:marta.fischer@pucpr.br
3 Professores do curso de Biologia,Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil,e-mail:marta.fischer@pucpr.br
4 Professora do curso de Psicologia,Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil,e-mail: ana.moser@pucpr.br


Recebido em 22/10/2011; Aceito em 12/04/2012.
Received in ; Accepted in .
[pdf]

 

OAI-ID: oai:bs.pucpr.br:article/6118
link: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/BS?dd1=6118&dd99=view