POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI | Diálogo.Educ.
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POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI | Diálogo.Educ.

Políticas e Gestão da Educação v. 6 n. 17 Jan./Abr. 2006 

  POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PEDAGOGIA DA EXCLUSÃO: A ESCOLA EM XEQUE NO BRASIL DO SÉCULO XXI

Educational politicas and pedagogia of de Exclusion: the school in Brazil of the century XXI

 Maria de Lourdes Pinto de Almeida 1
 
Resumo

Neste trabalho, pretendo abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais no discurso neoliberal do campo educacional, tendo como foco de análise a Escola. Começarei destacando a importância teórica e política de se compreender o neoliberalismo como um complexo processo de construção hegemônica das relações sociais e educacionais vigentes no terceiro milênio, ou seja, como uma estratégia de poder que se programa em sentidos articulados: por um lado, por meio de um conjunto razoavelmente regular de reformas concretas no plano econômico, político, educacional e, por outro, mediante uma série de estratégias orientadas a impor novos diagnósticos acerca da crise e construir novos significados sociais a partir dos quais visa a legitimar as reformas neoliberais como sendo as únicas que podem (e devem) ser aplicadas no atual contexto histórico de nossa sociedade civil. Tentarei mostrar de que forma esta dimensão educacional, característica de toda lógica hegemônica, foi sempre reconhecida como um importante espaço de construção política por aqueles intelectuais conservadores que, em meados deste século, começaram a traçar as bases teóricas do neoliberalismo enquanto alternativa de poder na práxis pedagógica. Na seqüência, tentarei apresentar algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Meu objetivo será questionar a forma neoliberal de pensar e projetar a política educacional. Finalizo destacando algumas das mais evidentes conseqüências da pedagogia da exclusão promovida pelos discursos educacionais em prol da construção de uma cidadania outorgada!

Palavras-chave : Pedagogia da Exclusão. Política Educacional. História da Educação e da Escola.
 
Abstract

I intend to approach some dimensions of the configuration of the educational politics in the neoliberal speech of the educational field having as focus of analyzes the School. I will start detaching the theoretical importance and politics of if understanding the liberalism as a complex process of hegemonic construction of effective the social and educational relations in third millennium., or either, as a strategy of being able that program in articulated directions: on the other hand, by means of a set to regulate of concrete reforms in the economic plan, politician, educational e, for or through a series of guided strategies imposing new diagnostic concerning the crisis and constructing new social meanings from which aims at to legitimize the liberal reforms as being the only ones that they can (and they must) be applied in the current historical context of our civil society. I will try to show of that it forms this educational dimension, characteristic of all hegemonic logic, was always recognized as an important space of construction politics for those intellectual conservatives who, in middle of this century, had started to trace the theoretical bases of the liberalism while alternative of being able in the praxis pedagogical. In the sequence, I will try to present some general points on as if it constructs the liberal rhetoric in the educational field. My objective will be to question the liberal form to think and to project the educational politics. I finish detaching some of the consequences of the pedagogy of the exclusion promoted for the educational speeches in favor of the construction of a granted citizenship!

Keywords : Pedagogy of the Exclusion. Educational politics. History of the Education and the School.

 

1 Doutora em Educação, Professora da Universidade de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e-mail: malu04@uol.com.br


Recebido em 14/11/2005; Aceito em 19/12/2005.
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