O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: PLANEJAMENTO E AÇÃO | Diálogo.Educ.
Número Atual
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Números Disponíveis
Busca
Índice
Submissão de Artigos
Avisar por e-mail
Instruções para autores

Licenciado sob uma
Licença Creative Commons


 

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: PLANEJAMENTO E AÇÃO | O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: PLANEJAMENTO E AÇÃO | Diálogo.Educ.

v. 2 n. 3 Jan./Jun. 2001 

  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO: PLANEJAMENTO E AÇÃO

 Maria Lourdes Gisi 1
Maria Leda Vieira 2
Ézia Maria Corradi 3
Marilin Hohl 4
 
Resumo

Este relato de experiência refere-se ao processo de construção do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. No início de 1998, a PUCPR desencadeou um amplo processo de avaliação das práticas pedagógicas, no âmbito da Instituição, com o intuito de instrumentalizar os Cursos na construção dos seus projetos pedagógicos. A partir dessa avaliação, com participação de docentes e discentes, mediante reflexão coletiva, iniciou-se a construção do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem com o objetivo de favorecer a melhoria da qualidade do ensino da graduação. Compreendido como um instrumento norteador da ação docente, o projeto primou pelas seguintes dimensões: dimensão conceitual, dimensão estrutural: eixo norteador; eixos temáticos, aptidões/competências, programas de aprendizagem e projetos integrados. dimensão metodológica e dimensão operacional. Esta última refere-se as metas para a consecução da proposta: qualificação do corpo docente; recursos físicos e materiais; reavaliação dos campos de estágio; organização de grupos de pesquisa; desenvolvimento de projetos de extensão e sistemática da avaliação e acompanhamento da proposta. O projeto, implantado no início de 2000, tem evidenciado uma prática pedagógica inovadora, além da participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Enfermagem, Projeto Pedagógico, Currículo.
 


Este relato de experiencia se refiere al proceso de elaboración del Projecto Pedagógico del Curso de Enfermería de la Universidad Pontificia Católica del Paraná – PUCPR. Al inicio de 1998, la PUCPR comenzó um amplio proceso de evaluación de las prácticas pedagógicas en el ámbito de la Institución con la finalidad de instrumentalizar los cursos en la elaboración de sus projectos pedagógicos. A partir de esa evaluación, con participación de profesores y alumnos, mediante una reflexión colectiva, se inició la elaboración del Projecto Pedagógico del Curso de Enfermería con el objetivo de favorecer la mejora de calidad de la enseñanza en el ámbito de la graduación (primer grado). Considerado como un instrumento orientador de la acción docente, el projecto priorizó las seguintes dimensiones: dimensión conceptual, dimensión estructural como eje orientador, ejes temáticos, aptitudes y competencias, programas de aprendizado y projectos integrados, dimensión metodológica y dimensión operacional. Esta última se refiere a las metas para conseguir la propuesta: calificación del cuerpo docente, recursos físicos y materiales, re-evaluación de los lugares de prácticas, organización de grupos de investigación, desarrollo de projectos de extensión y sistema de evaluación y acompañamiento de la propuesta. El projecto, implantado al inicio del 2000, ha demostrado ser una práctica pedagógica innovadora además de incluir la participación activa de los alumnos durante el proceso de aprendizaje.

enfermería, projecto pedagógico, currículo.

 

1 Prof.a Dr.a Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação.
2 Prof.a Titular da PUCPR. Diretora do Curso de Enfermagem da PUCPR.
3 Prof.a Ms. da PUCPR.
4 Prof.a Ms. da PUCPR.


Recebido em 19/04/2001; Aceito em 15/05/2001.
[pdf]

 

OAI-ID: oai:dialogo.pucpr.br:article/725
link: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=725&dd99=view