SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática | Diálogo.Educ.
Número Atual
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Números Disponíveis
Busca
Índice
Submissão de Artigos
Avisar por e-mail
Instruções para autores

Licenciado sob uma
Licença Creative Commons


 

SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática | SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática | Diálogo.Educ.

A Didática e a nova cultura da aprendizagem v. 4 n. 10 Set./Dez. 2003 

  SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática

Scientific knowledge, school knowledge and their relations: elements of consideration over didactics

 Wagner Rodrigues Valente 1
 
Resumo

O texto pretende analisar as contribuições que podem ser dadas pela Nova História das Ciências (NHC) para a análise das relações existentes entre saberes científicos e saberes escolares, em meio às duas vertentes teóricas citadas, que vêm se constituindo como bases privilegiadas para a pesquisa sobre o assunto. Para tanto, busca, de início, sintetizar as discussões travadas no âmbito da história das disciplinas escolares e no campo da didática das disciplinas, procurando caracterizar como esses campos teóricos enfocam as relações entre os saberes. Num segundo momento, procura verificar que contribuições podem ser dadas pela NHC para a compreensão do significado dos saberes escolares e, finalmente, intenta elaborar a crítica das posições que apartam conhecimento científico e escolar, de modo a contribuir com elementos importantes para reflexão sobre a Didática.

Palavras-chave : Didática, História das Ciências, Saberes.
 
Abstract

The text intends to analyze contributions that might be given by the New History of Sciences (NHC) to the analysis of relations between scientific knowledge and school knowledge, in face of the two cited theoretic lines, which have been constituting as privileged basis to research about the topic. In order to do it, it first aims at synthesizing discussions on the domain of the history of school subjects and on the field of subject didactics, in search of characterizing how these theoretic fields focus relations between forms of knowledge. In a second moment, it aims at verifying contributions that might be given by NHC to the understanding of the meaning of school knowledge, and finally, it intends to elaborate the criticism of views which part scientific knowledge to school knowledge, so to contribute with important elements of consideration over Didactics.

Keywords : Didactics, History of the Sciences, Knowledge.

 

1 Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Educação, Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo – SP, CEP 05014-901, e-mail: valente@pucsp. br


Recebido em 15/03/2003; Aceito em 17/06/2003.
Received in ; Accepted in .
[pdf]

 

OAI-ID: oai:dialogo.pucpr.br:article/787
link: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=787&dd99=view