XIX Seminário de Iniciação Científica
SEMICProgramaçãoExpedienteSubmissão de trabalhosÍndice
onomástico
Sumário Geral


XIX Seminário de Inicação Científica


Bem-vindo ao XIX Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Anualmente a PUCPR organiza o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Trata-se do grande evento de pesquisa da PUCPR, uma vez que congrega os trabalhos desenvolvidos nos diversos níveis, desde o ensino médio até o doutorado. Este é sem dúvida, o ambiente adequado para a discussões de ideias inovadoras, para o compartilhar dos resultados das pesquisas com seus pares e, ainda, o espaço para os jovens pesquisadores receberem o feedback de pesquisadores experientes que atuam na qualidade de avaliadores.
Nesta edição, no XIX SEMIC teremos um total de 679 trabalhos, com a apresentação de 461 trabalhos de pesquisa da graduação, envolvendo os programas PIBIC (407) e PIBITI (54) e 218 pesquisas de mestrado e doutorados dos diversos programas de pós-graduação stricto sensu da PUCPR. Vale ressaltar que estamos na primeira edição PIBITI, com o resultado das pesquisas com viés de tecnologia e inovação.

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI), propostos pelo CNPq, com bolsas do próprio órgão, da Fundação Araucária, da PUCPR e da Agência PUC oportunizam a participação dos graduandos na produção do conhecimento e contribuem efetivamente para a formação de novos pesquisadores. O programa prevê que após 12 meses do desenvolvimento da pesquisa o conhecimento produzido seja partilhado no evento institucional. Estamos neste momento, todos os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Avaliação, composta por pesquisadores representantes do CNPq, por pesquisadores de várias universidades brasileiras e por professores da PUCPR. No encerramento do evento, serão anunciados os melhores trabalhos que receberão menções honrosas. Na XIII Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação é escolhido o melhor trabalho em cada grande área do conhecimento. No PIBIC, os dez melhores trabalhos, e no PIBITI, os dois melhores trabalhos, que além da menção honrosa, recebem como prêmio a participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para a apresentação de suas pesquisas.

O interesse e o envolvimento da comunidade universitária da PUCPR estão expressos na evolução da participação dos alunos como pode ser visto a seguir:

Ano PIBIC PIBITI PG Júnior Total trabalhos no SEMIC
2008 238---33---271
2009 247---74 19340
2010 360---136 28524
2011 40754218 40*679
* o evento do PIBIC Jr será realizado em fevereiro uma vez que o CNPq prorrogou o prazo  das bolsas até janeiro de 2011
Essa evolução não seria possível sem o apoio da administração da PUCPR, em especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; dos professores pesquisadores que atuam durante todo o ano como avaliadores do programa: os membros do Comitê Local e os pareceristas ad hoc; da gestão cuidadosa dos membros do comitê gestor e, principalmente, dos professores orientadores, que no dia–a–dia com seus alunos despertam o interesse e a motivação desses jovens estudantes para o ambiente científico. A todos, registro os meus agradecimentos.

Com alegria e entusiasmo, desejo a todos um evento proveitoso!


Saudações universitárias


Cleybe Vieira
Coordenadora da Iniciação Científica