II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades

Apresentação do evento

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades


Entre os dias 20 e 21 de agosto de 2012 foi realizado o encontro entre professores da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), com pesquisadores das universidades paranaenses e com a equipe pedagógica da Associação Inter-religiosa de educação e Cultura (ASSINTEC) para discutir a produção de o currículo adotado no Paraná e as práticas docentes realizada nestes últimos anos. O Paraná, ainda, não possui um curso de licenciatura em Ensino Religioso, nem concurso público. Todavia, a parceria com as instituições acima elencadas vem desenvolvendo um processo de formação continuada de professores com oficinas, palestras, uma caminhada de formação em serviço por meio de cursos, simpósios, acompanhamento de planos de aula e de turismo religioso (Visita Técnica). O trabalho desenvolvido nesta caminhada foi sistematizado nas Diretrizes Curriculares de Ensino Religioso, em cadernos pedagógicos, sites e outras estratégias. A II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) foi um espaço de diálogo entre os profissionais sobre as ações e as práticas docentes em Ensino Religioso implementadas nos currículos das escolas. A II Jornada de Ensino Religioso objetiva, assim, refletir e explicitar práticas docentes do ensino religioso em escolas públicas e particulares, reveladoras de um componente curricular da Educação Básica caracterizado pela diversidade e pluralidade e não pelo proselitismo religioso.

Teve, ainda, como objetivos:
- Oportunizar a professores e pesquisadores debates sobre as práticas de sala de aula do Ensino Religioso adequadas à diversidade religiosa brasileira.
- Articular ações e saberes de pesquisadores e docentes acerca da disciplina de Ensino Religioso para um diálogo entre os sistemas de ensino, instituições escolares e pesquisadores.
- Divulgar o trabalho de professores de diferentes instituições de ensino religioso na perspectiva da multiplicidade religiosa brasileira.
Nesta II Jornada ocorreu também a participação de um representante do Grupo Bom Jesus que elaborou a partir do Paraná, uma proposta didática explicitada na Coleção Redescobrindo Universo Religioso, da Editora Vozes.

Prof. Dr. Sérgio Junqueira
Coordenador Científico da II JOINTH

O quê é uma Jornada Interdisciplinar?

As JOINTHs são espaços para docentes, pesquisadores e estudantes aprofundarem seus temas específicos de estudo e apresentarem os resultados de suas pesquisas. Estas Jornadas abordam uma variada gama de temas da Teologia, tais como: aconselhamento, arte, bíblia, bioética, ensino religioso, espiritualidade, fenomenologia, gênero, história da Igreja, pastoral, psicologia da religião, sistemática e outros temas abordados nos Grupos de Pesquisas do PPGT/PUCPR.