II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

Prática de Campo em Lugares Sagrados


Patrícia Batista Depizzol 1

O presente projeto refere-se a expectativa de uma aula de campo, onde visa conhecer Lugares Sagrados, a aula que será desenvolvida juntamente com a disciplina de Ensino Religioso com as turmas do 6º e 7º anos, da Escola Estadual do Campo Professor Humberto Fernandes de França – Ensino Fundamental, no município de Tomazina-PR, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti- PR. Este projeto será desenvolvido com o intuito de proporcionar aos estudantes a ampliação de conhecimentos já trabalhados em sala de aula, entrando em contato com pessoas de outras crenças religiosas, no sentido de observar, analisar os diferentes templos sagrados e manifestações de fé. Pretende-se tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa, além de práticas pedagógicas diferenciadas. Compete também ao Ensino Religioso, enquanto componente curricular, desenvolver práticas que promovam a reflexão e o entendimento das diferenças por meio do estudo do fenômeno religioso. O fenômeno religioso pode também ser analisado a partir dos templos sagrados, pois, pode ser percebido na história da humanidade que as pessoas manifestam a necessidade de construir lugares: ambientes para se abrigarem, se protegerem, trabalharem, estudarem, se relacionarem, conviverem e também cultivarem suas crenças, espiritualidade, buscando um relacionamento com as divindades, específicas em cada tradição religiosa.





1 Colégio Estadual do Campo Humberto Fernandes de França (N. Ibaiti) email: patriciabdhis@hotmail.com

Texto completo em PDF