II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
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II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

Diversidade e Liberdade Religiosa


Isete Stibbe Neiverth 1

No primeiro bimestre tendo como base os três conteúdos estruturantes do Ensino Religioso que são: paisagem religiosa, universo simbólico religioso e texto sagrado.Foram trabalhados os seguintes conteúdos específicos:1. O Ensino Religioso na Escola Pública1.1 Orientações legais1.2 Principais diferenças entre Ensino Religioso laico e Ensino Religioso prosélito2. Respeito à diversidade religiosa2.1 Instrumentos legais que visam assegurar a liberdade religiosa2.1.1 Constituição da República Federativa do Brasil2.1.2 Declaração Universal dos Direitos Humanos.ObjetivosO conteúdo das aulas foi preparado para atingir os seguintes objetivos:- Identificar as leis que garantem a liberdade religiosa, valorizando a tolerância e o convívio harmônico entre as diversas crenças.- Diferenciar Ensino Religiosa laico de Ensino Religioso prosélito, percebendo que devido a diversidade de crenças as escolas públicas adotam o Ensino Religioso laico.- Superar preconceitos adotando valores que aproximam as pessoas como respeito, paz, justiça, solidariedade e amizade.- Identificar a diversidade cultural religiosa na realidade social, refletindo sobre a importância do diálogo inter-religioso.





1 Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (N. Maringá) - email: isete.sn@hotmail.com

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