II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
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II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

DIVERSIDADE E O ENSINO RELIGIOSO


Lidia Kadlubitski

O presente artigo partiu do seguinte questionamento: como a diversidade está sendo trabalhada na disciplina de Ensino Religioso no Brasil? Com vistas a responder esta questão, utilizou-se a pesquisa qualitativa, fundamentou-se na análise bibliográfica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas, cadernos pedagógicos e na prática pedagógica na disciplina de Ensino religioso em um Colégio particular na cidade de Curitiba. Ao discorrer a história do Ensino Religioso no cenário brasileiro, revelou-se que com a Lei nº 9.475/97, este componente curricular tornou-se parte dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil, e a partir deste periodo, não mede esforços para refletir sobre a diversidade cultural e religiosa do país, com vistas a contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural que compõe a sociedade brasileira, formando cidadãos multiculturalistas.


Palavras-chave: Diversidade; Ensino Religioso; Educação Básica.





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