II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO RELIGIOSO


Claudino Gilz

A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar a importância do livro didático tanto para o desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso como para o alcance da intencionalidade pedagógica dessa disciplina, seja para as etapas da educação básica, seja para a formação do Professor que atua em sala de aula. Apresenta análise de dados de uma pesquisa de campo que vem sendo desenvolvida desde 2005 e que ainda encontra-se em andamento. Identifica, por meio de uma breve análise empreendida, o livro didático como um dos recursos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de temas oriundos do fenômeno religioso nas suas mais diversas manifestações, o que postula a articulação de alguns conhecimentos relacionados principalmente à concepção de educação, à proposta metodológica, respeito à diversidade cultural religiosa salvaguardado pela Lei 9.475 (22/7/1997).


Palavras-chave: Ensino Religioso. Livro Didático. Formação docente





Texto completo em PDF