II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

O ENSINO RELIGIOSO DAS PÁGINAS DE UMA REVISTA PARA SALA DE AULA AS CONTRIBUIÇÕES DA DIÁLOGO PARA A PRÁTICA DOCENTE


Roseane do Socorro Gomes Barbosa

Lançar mão dos recursos pedagógicos tais como um filme, as obras literárias e de arte, é algo que o professor de Ensino Religioso deve fazer com certa atenção, pois não será o uso de tais recursos que vai garantir o aprendizado. Além desse cuidado, o uso dos diferentes recursos requer do professor certa habilidade e preparo não só em relação a sua utilização, mas, sobretudo no domínio do conteúdo, a fim de que esses possam ser assimilados pelos educandos. O objetivo deste artigo é demonstrar o modo como a Diálogo – Revista de Ensino Religioso, na condição de recurso pedagógico, contribui com o professor em sala de aula no que diz respeito à aplicação dos conteúdos apresentados na revista. O nosso intuito é analisar três seções pedagógicas, Você sabia, Lenda e Em pauta, das quatro últimas edições, e observar nos textos de cada uma dessas seções, os seus aspectos religioso e cultural, bem como suas aplicações nas atividades propostas pela Diálogo.


Palavras-chave: Revista Diálogo. Ensino Religioso. Linguagens.





Texto completo em PDF