II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

ESPAÇOS SAGRADOS


Marina Satoe Miyao Bonacin 1

Conteúdo: Espaços Sagrados: Lugares de peregrinação do Brasil e do mundo.Objetivo: Identificar espaços sagrados, analisando a sua função.Tempo destinado: 6 aulas de 50 minutos.Desenvolvimento:1ª aula - ler para os estudantes a história indígena brasileira, da Nação Kaingang. “Um impossível amor: as Cataratas do Iguaçu” (Caderno Pedagógico-Ensino Religioso, p.95-96). Comentar com os estudantes que as Cataratas do Iguaçu formam um espaço sagrado, porque nessa história está presente um sentimento de bondade e amor vencendo o mal. Os lugares especiais são lugares sagrados. Nas diferentes tradições religiosas os espaços sagrados são o templo, a igreja, a sinagoga, o terreiro, a mesquita, a gruta ou o túmulo de alguém considerado milagreiro, rio, montanha.Solicitar aos estudantes que contem um pouco sobre os lugares sagrados que conhecem ou frequentam.Como tarefa para a aula seguinte, os estudantes deverão escrever um texto sobre o lugar sagrado que a família frequenta; indicar a localização, descrever a arquitetura, como acontece à manifestação do sagrado, etc.





1 Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux

Texto completo em PDF