II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
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II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

TRAJES SAGRADOS


Kátia Andréia Vieira de Melo 1
Guilherme Lacerda Braga Sobrinho

• Por meio deste trabalho queremos apresentar uma proposta de Seqüência Didática para as aulas de Ensino Religioso dos anos finais do Ensino Fundamental. Pretendemos mostrar que é possível criar formas de interpretação do vestuário usado nos diferentes cerimoniais religiosos, identificando valores, saberes e crenças que são compartilhados coletivamente. Por meio de figuras e imagens de diferentes trajes sagrados queremos destacar a dimensão representativa destas vestes, levando os alunos a entenderem que elas carregam valiosas informações não apenas no que tange ao conjunto de crenças dos seus seguidores, mas abrangem também elementos emocionais e psicológicos, uma vez que servem para criar uma atmosfera especial no cerimonial religioso. Selecionamos, para esta seqüência, vestes típicas do Candomblé, do Islamismo, do Judaísmo, Catolicismo e de alguns Rituais Indígenas (cada conjunto de vestes pode ser trabalhado em uma aula). Importante frisar com os educandos que cada uma destas peças vem acompanhada de informações acerca de seus significados nos rituais sagrados, fornecendo um suporte teórico básico para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a diversidade religiosa. Os alunos podem ser orientados a produzir desenhos com vestes de diferentes crenças religiosas. Ao final, pode-se montar uma exposição destes desenhos com o seguinte lema: “Respeito à diversidade religiosa: “vista” esta ideia!”.





1 Escola Municipal Bairro Novo do CAIC


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