II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.2, n.1, 2012.

Tempo sagrada e Tempo Profano


Rosangela Berto da Silva 1

Este plano foi desenvolvido em quatro aulas, e organizado da seguinte maneira:1ª. Aula: Apresentando a ampulheta, deu-se a introdução do conteúdo "temporalidade sagrada" por meio de aula expositiva apresentando o tema "tempo sagrado e tempo profano" a ser desenvolvido no decorrer de quatro aulas. Utilizando a TV multimídia, foi passado aos estudantes o vídeo com o tema: "tempo sagrado e tempo profano", com duração de 3 minutos e 56 segundos. Em seguida foi feito os questionamentos abaixo, aos quais os alunos foram aguçados a responder. 1- o que é tempo? 2- como percebemos que existe o tempo? 3- O que é tempo sagrado?4- O que é tempo profano? 5- Existe diferença entre o tempo sagrado e o tempo profano? Para facilitar a assimilação do conteúdo e prender a atenção dos alunos, as respostas dadas na discussão a partir das questões foram anotadas no quadro negro e no caderno dos mesmo. Neste momento os estudantes foram convidados a utilizar revistas velhas e tentar por meio do recorte de imagens, representar o tempo. Como proposta de tarefa de casa os alunos foram estimulados a montar um cartaz utilizando as figuras recortadas como forma de representar o tempo.





1 Escola Estadual do Campo Birigui (N. Assis Chateaubriand) berto.rosangela@gmail.com

Texto completo em PDF