III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.3, n.1, 2013.

A CRISE NA EDUCAÇÃO – OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DA BIOÉTICA COMO CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO


Bruno André Souza Colodel 1
Jefferson Bertoldi 2
Karen Freme Duarte Sturzenegger 3

Este artigo tem a finalidade de demonstrar a importância do estudo da bioética e sua aplicação como caminho viável de humanização da sociedade escolar. Diante de tantas crises que o ser humano vive na modernidade, e a perda de sua dignidade, os princípios fundamentais estudados são meios concretos de valorização do ser humano e, quando aplicados no âmbito educacional, proporciona aos docentes e discentes a humanização do meio em que vivem, promovendo o respeito mútuo e trazendo uns aos outros a capacidade de autonomia, justiça, beneficência, moralidade e tantos outros valores que correspondem ao princípio fundamental inerente ao ser humano que é a dignidade da pessoa humana.


Palavras-chave: Bioética. Educação. Humanização.



1 Especialista em Ética e Educação com Teologia Moral pela Faculdade de Campina Grande do Sul - FacSul. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil
2 Mestrando em Teologia na PUCPR. Especialista em Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Graduado em Teologia pela PUCPR.
3 Mestranda em Educação na PUCPR. Especialista em Formação de Docentes e Orientadores em EAD pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Graduada em Turismo pela PUCPR.

Texto completo em PDF