III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.3, n.1, 2013.

BIOÉTICA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Rita de Cássia Falleiro Salgado 1
Simone Vosne Portela 2
Sidney Reinaldo da Silva 3

O texto discute a bioética na formação de profissionais da saúde que atuam em áreas da medicina integrativa. Investiga-se a dimensão axiológica da formação de profissionais que atuam neste âmbito terapêutico. A referência para a investigação é o Plano Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs), que vigora no Brasil desde 2006. Objetiva-se analisar as exigências da bioética para a formação de profissionais que atuam em Medicina Tradicional Chinesa frente ao encontro de valores da cultura chinesa com a bioética na prática clínica do acupunturista. Discute-se o teor de tais diretrizes e também é estudado um curso de especialização em Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura (MTCA) como pólo empírico. Os dados coletados se referem à implantação da disciplina de Bioética neste curso. A pesquisa procurou compreender como o curso foi organizado e qual o espaço da bioética em sua grade curricular, apresentando especificamente neste artigo a importância dada à bioética pelos que participaram da disciplina de ética. Os dados foram analisados e discutidos a partir das exigências das políticas públicas nacionais e dos princípios da bioética reconhecidos como fundamentais para a prática da medicina transdisciplinar, considerando também as exigências do universalismo moral e do pluralismo ético e cultural. Mostra-se que esta é uma preocupação recente que aos poucos vem aparecendo nos cursos e que sua incorporação no âmbito da formação precisa ser debatida com mais atenção na área.


Palavras-chave: Formação de Profissionais da Saúde. Bioética. PNPICs. MTCA.



1 Doutoranda do Programa de Mestrado em Educação da UTP- PR
2 Mestranda do Programa de Mestrado em Educação da UTP- PR.
3 Orientador do Programa de Mestrado em Educação da UTP- PR.

Texto completo em PDF