III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.3, n.1, 2013.

EDUCAÇÃO PARA O CUIDADO E PARA A ESPIRITUALIDADE


Patricia Forte Rauli 1
Ricardo Tescarolo 2

O profundo cenário de crise que acomete o início deste novo século demonstra a necessidade de uma mudança radical de perspectiva no seio das instituições educativas, de forma a se tornarem capazes de enfrentar os problemas em nível planetário. Tal condição conduz à busca da superação do pensamento racionalista erigido ao longo da modernidade, apontando para a necessidade de uma reflexão pedagógica que considere a complexidade da vida. Partindo destas considerações, o presente artigo tem como intuito problematizar a educação no contexto da racionalidade moderna, de maneira a propor caminhos para a sua superação, entretecendo educação com razão, ética e espiritualidade. A espiritualidade é aqui entendida como amor reflexivo, o estado de conexão de toda a vida, de experiência de ser, sensibilidade, compaixão, esperança, de reverência e contemplação diante dos mistérios do universo e, ainda, como do significado e sentido da vida. Tal proposição exige que a educação e a escola reconsiderem sua missão no sentido de estabelecer uma ponte fortalecida e vivificante entre ciência e transcendência, para, então, engajarem-se num amplo compromisso com a solidariedade antropocósmica.


Palavras-chave: Educação. Espiritualidade. Racionalidade moderna



1 Doutoranda em Educação na PUCPR. Docente das Faculdades Pequeno Príncipe.
2 Doutor em Educação. Professor na PUCPR e nas Faculdades Pequeno Príncipe

Texto completo em PDF