III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.3, n.1, 2013.

IDENTIDADE DE GÊNERO: A VIDA EM SUAS DIFERENTES DIMENSÕES


Clélia Peretti 1
Angela Natel 2

Este artigo objetiva refletir sobre o masculino e o feminino a partir da leitura de teólogas e teólogos brasileiros preocupados com a discussão de gênero. A identidade humana é entendida dentro de suas limitações físicas, culturais, sociais e cognitivas. Em toda a história se observa uma busca incessante pela clara delimitação do que é feminino e do que é masculino, num reconhecimento de que somos diferentes. Porém, a nossa sexualidade tem um caráter ontológico, vai além das características biológicas, e envolvem categorias bem mais complexas nos estudos de gênero. Apesar dos esforços revolucionários em se tentar igualar as funções sociais de homens e mulheres, a biogênese tem comprovado que as realizações pessoais divergem naturalmente, sem desmerecer lado algum. Nossas diferentes necessidades sexuais e realização em diferentes papéis sociais são um exemplo disso. É possível, entretanto, perceber a ameaça que a mudança do matriarcado para o patriarcado causa na sociedade, principalmente devido às características essenciais do homem. É por essa razão que se busca na face materna de Deus e nos relatos da criação do homem e da mulher uma resposta para essas relações em crise.


Palavras-chave: Teologia. Gênero. Masculino. Feminino



1 Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, RS. Membro da Academia Internacional de Teologia Prática (IAPT). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Teologia PPGT/PUCPR.
2 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teologia – PPGT/PUCPR. Graduada em Letras Português-Inglês pela PUCPR. Graduada em Teologia pela Faculdade Fidelis - FF/PR.

Texto completo em PDF