III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades
article

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, v.3, n.1, 2013.

BIOÉTICA, CIÊNCIA E RELIGIÃO


Maria Emilia de Oliveira Schpallir Silva 1
Marcio Fabri dos Anjos 2

O artigo estuda interfaces entre bioética, ciência e religião, no intuito de mostrar a legitimidade do discurso religioso nas discussões bioéticas, particularizando a visão ética católico-romana. Para atingir o objetivo proposto, expõe o tema em três linhas. A primeira fundamenta a pertinência do discurso religioso nas discussões bioéticas alegando o caráter plural da sociedade e a religiosidade como parte do seu ethos, o homem como ser biopsicossocial e religioso, explicitando a diferença entre laico e laicizado, e insistindo na necessidade de um discurso fundamentado na razão e na própria dignidade do ser humano. A segunda linha aborda a interface entre ética laica e ética católica tendo como ponto de confluência a pessoa humana como referência e a defesa de seus direitos,a partir de uma visão antropocêntrica, com base em afirmações científicas fornecidas pela ciência e não em dogmas religiosos.Na terceira linha se estuda a interface entre discurso científico e discurso religioso cristão católico no que a Igreja católica historicamente tem desenvolvido suas posições e exercido um papel que se confronta com situações de injustiça e ameaças à vida humana.


Palavras-chave: Fé. Ciência. Bioética. Religião. Interdisciplinaridade.



1 Mestranda em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo-SP. Especialista em Bioética pela FMUSP. Especialista em Coloproctologia pela SBCP. Bacharel em Medicina. Graduada em Teologia pela PUCCAMP. Membro da Comissão de Bioética da CNBB
2 Doutor em Teologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética do Centro Universitário São Camilo-SP. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. Membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Texto completo em PDF