IV Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades

Apresentação


A IV JORNADA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM TEOLOGIA E HUMANIDADES do Mestrado e Bacharelado em Teologia e a I JORNADA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CIÊNCIA E FÉ, da PUCPR Jovens em tempos de transformação. Novas configurações das culturas jovens no Brasil é um evento organizado conjuntamente e vinculado ao Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética. Buscaram-se com os diferentes percursos, debater transdisciplinarmente, os elementos teóricos fundamentais da condição juvenil na atualidade, estimular a escuta e o diálogo acerca da condição juvenil e conhecer as diferentes pesquisas sobre as juventudes e as novas configurações das culturas jovens no Brasil.

O evento contou com a participação de profissionais de diferentes áreas que em seus percursos apontaram para uma esperança nas juventudes entendidas como um “lugar teológico”, um espaço de manifestação e de acolhida da voz de Deus que fala por ele. Enfatizou-se a necessidade de conhecer melhor as juventudes para além do óbvio e da publicidade; comunicar-se e teologar não só para os jovens, mas com os jovens, seus anseios e necessidades sem a pretensão de simplesmente ensinar, mas também de aprender com eles. De todos os percursos destacam-se alguns questionamentos e constatações: Como deve ser o educador para com o jovem? Qual a minha proposta para o jovem? Onde mora a felicidade do jovem? Falta-nos a profecia e encantamento pela juventude. É necessário não reduzir nossas ações à imposição de padrões, modelos ou fórmulas prontas para a realização do jovem enquanto protagonista. É essencial lembrar que o jovem suplica pelo seu protagonismo. A legislação pela Constituição Federal coloca a Infância e a Adolescência como prioridade absoluta e destinação privilegiada das políticas públicas a fim de promover a materialização da cidadania prometida.

As jornadas de estudos com seus percursos sobre as juventudes não terminaram neste evento. Juventudes é tema de Projetos de Pesquisa na Universidade. Além dos projetos já em andamento, destacamos os projetos do Programa de Pós Graduação de Mestrado em Teologia e o do Observatório das Juventudes lançado ao término deste evento enquanto organismo do Instituto Ciência e Fé, dedicado ao serviço do jovem e da Igreja.

A formação, a promoção da dignidade e da cidadania do jovem acontecem de múltiplas formas. Os espaços universitários, escolas, centros sociais, grupos juvenis, família e outros ambientes sejam virtuais ou não virtuais são o “solo” fértil para germinar subjetividades juvenis capazes de empreender seus sonhos e de comprometer-se com a realização do “esboço” de seus projetos de vida. Ativamos nos jovens a “energia”, a “autonomia” para se fazerem sujeitos de sua história à medida que assumimos o protagonismo juvenil como princípio norteador da nossa ação pedagógica e teológica.

Indubitavelmente este evento despertou em nós mais Juventude e Cidadania: Cidadania por nos sentirmos mais comprometidos com os sonhos dos jovens que também são os nossos sonhos. Sonhos, Juventude e Cidadania Despertada! É o que também podemos ler nas entrelinhas dos trabalhos apresentados nas Jornadas, incluídos nestes Anais.



Profª Drª Clélia Peretti

Coordenação do Evento:
Clélia Peretti (PUCPR)
Fabiano Incerti (Ciência e Fé)