V Congresso ANPTECRE
article

V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

PIBID EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - NOVOS TEMPOS E ESPAÇOS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO RELIGIOSO


Araceli Sobreira Benevides

Este estudo resulta de nosso interesse pela formação do docente para o Ensino Religioso e pela busca de práticas pedagógicas que se insiram no modelo pluralista ou fenomenológico que orientam o novo Ensino Religioso no Brasil. Acompanhando a formação inicial de vinte bolsistas e a formação continuada 4 supervisores do Subprojeto Pibid do Curso de Ciências da Religião/UERN, analisamos os discursos sobre as práticas de formação e de atuação de professores dessa disciplina do Ensino Fundamental, registrados nos Relatórios e Diários de Bordo, produzidos no ano de 2014, com o intuito de resgatar a importância do tempo e dos novos espaços para a formação. Nesse sentido, consideramos que não apenas o espaço da faculdade é suficiente para a mobilização dos saberes necessários à docência, mas também a escola é espaço de formação. Essa proposta é viabilizada pela política de ações do Pibid e tem gerado na Licenciatura em Ciências da Religião/UERN perspectivas profissionais mais seguras e vivências mais significativas com o planejamento escolar e a elaboração de objetos pedagógicos para a prática em sala de aula. Como conclusão, destacamos a compreensão de que os conhecimentos são produzidos tanto nos espaços da formação quanto no espaço escolar e os sujeitos que ali se inserem integram saberes e concepções pluralistas para a realização de estratégias que ultrapassam as ações espontâneas ou não planejadas de outras épocas com a disciplina Ensino Religioso, configuradas ainda no modelo confessional predominante no Brasil desde o período colonial. Sendo assim, o trabalho educativo firmado nas experiências do Pibid tenta suprir as deficiências histórias de outros modelos de formação e atuação do docente do Ensino Religioso, ao indicar que em ambas, são necessárias inovações e a sistematização dos conhecimentos que versam sobre o fenômeno religioso no campo da Educação.


Palavras-chave: Formação do docente para o Ensino Religioso. Ensino Religioso Pluralista. PIBID em Ciências da Religião. Transformações no Contexto Escolar.





Texto completo em PDF