V Congresso ANPTECRE
article

V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

DIDÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO PARA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL II


José Carlos do Nascimento Santos

Este artigo objetiva identificar a importância da didática aplicada na disciplina do Ensino Religioso, disciplina esta obrigatória para a escola e de cunho facultativo para o alunado, conforme a nova LDB 9.475 de 22 de julho de 1997, onde o Ensino Religioso é pensado como sendo uma disciplina curricular obrigatória das escolas públicas de ensino fundamental, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Iremos ressaltar a práxis pedagógica do docente do ER, como e o que está sendo ensinado nas aulas de ER, pois como diz Paulo freire: A teoria sem a prática vira ´verbalismo´, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis. Com esta tônica iremos interagir teoria e prática na sala de aula do ensino fundamental II, sendo turmas do 6º ao 9º ano. A questão em estudo será: Como está sendo ministradas as aulas de Ensino Religioso? No decorrer deste trabalho iremos elencar temáticas acerca das metodologias, formação inicial e continuada do docente de ER como também elencar o perfil dos profissionais desta área de conhecimento. Didaticamente o ER tem um tratamento de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais( PCNER) baseados em três (3) eixos temáticos: Observação, reflexão e informação. Como primeiro resultado do estudo foi possível registrar que os docentes encontram dificuldades quanto ao material didático. A partir deste foco estaremos observando, aplicando e analisando a relação teoria e prática do docente do ER da Escola Estadual “ Odilon Nelson Dantas” no município de Cuitegi-PB.


Palavras-chave: Didática. Ensino Religioso. Práxis pedagógica.





Texto completo em PDF