V Congresso ANPTECRE
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V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

PARALELOS ENTRE O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL E O ENSINO DOS FATOS RELIGIOSOS NA FRANÇA


José Antonio Correa Lages

Este trabalho busca identificar vários pontos de contato nas propostas do ensino do fenômeno religioso como área de conhecimento na França e no Brasil, a partir de percursos históricos diferentes e de contextos sócio-políticos e culturais tão particulares destas sociedades. É possível perceber estes pontos de contato, mesmo que esta área de conhecimento seja tratada na França como tema transversal entre as disciplinas da área de Humanidades e no Brasil como componente curricular que ainda busca se afirmar como conhecimento autônomo e com definição de uma clara base epistemológica. Trata-se, nos dois países, de projetos eminentemente de caráter pedagógico, com foco no ensino escolar e não nas confissões religiosas. Ambos somente se tornam possíveis a partir da superação daquela laicidade de incompetência - o religioso, por definição, não nos diz respeito - e da admissão de uma laicidade de inteligência, na visão de Règis Debray - é nosso dever compreendê-lo. Para isso, a formação docente torna-se pedra angular na consecução desses projetos do ensino do religioso como área de conhecimento tanto França quanto no Brasil.


Palavras-chave: Laicidade; Ensino (do) religioso; Vivre ensemble; Solidariedade; Formação docente.





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