V Congresso ANPTECRE
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V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

ÉTICA, EDUCAÇÃO E ORAÇÃO EM LEVINAS


José Tadeu Batista De Souza

A filosofia de Levinas possibilita várias perspectivas e interpretações. Sua produção teórica está fortemente marcada pela Fenomenologia, pela Ética e pelo pensamento judaico. Os temas que ele desenvolveu apareceram articulados e marcados por alguma dessas perspectivas. Em qualquer conceito ou temática por ele desenvolvida há o esforço de articular tradições de pensamentos diferentes para afirmar a urgência de o pensamento filosófico evidenciar as possibilidades eminentes de sentidos contidos e guardados nas diferenças. Reconhece-se que Levinas não priorizou a educação, a pedagogia ou a didática na sua investigação. No entanto, ele não foi indiferente às questões da educação. Fiel à sua tradição judaica e ao rigor filosófico da tradição ocidental, ele fez reflexões sobre a educação judaica que podem ser assimiladas em quaisquer perspectivas culturais. Particularmente, para a cultura ocidental do século XXI, os textos Reflexões sobre a educação judaica, Educação e oração e Anti-humanismo e educação contêm muitas proposições que podem ser viabilizadas nos processos educacionais como componentes formadores de homens e mulheres comprometidos com o sentido profundo do humano. O presente texto tem por objetivo apresentar a reflexão levinasiana sobre o binômio educação e oração. Inicialmente, tenta-se apresentar as razões das dificuldades que encontram os pensadores para compreender a oração e os crentes para confessar suas experiências. Em seguida, faz-se a tentativa de expor o caráter comunitário da oração e as implicações éticas para experiências da contemporaneidade. Finalmente, será evidenciado que a oração vivenciada numa comunidade religiosa, como parte estruturante do humano, constitui-se uma fonte de sentido capaz de viabilizar valores frutíferos para a convivência humana. E, se a educação acessar a experiência de oração de modo adequado, descobrirá que ela tem uma força extraordinária capaz de mobilizar valores éticos e nutrir mentes e corações.


Palavras-chave: Levinas; Ética; Educação; Oração.





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