V Congresso ANPTECRE
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V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

A PRÁTICA EDUCATIVA DOS RITOS: A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA OS RITOS DE INICIAÇÃO E DE PASSAGEM


Josilene Silva da Cruz
Eunice Simões Lins Gomes

Esta pesquisa buscou analisar através da hermenêutica simbólica alguns ritos de iniciação e passagem presentes em vertentes religiosas distintas com o intuito de apresentar semelhanças e diferenças entre o processo preparatório para a execução destes ritos. Consideramos que estes ritos são integradores e ao mesmo tempo separadores dos partícipes da religião, porque na medida em que inserem ou integram os iniciados, eles deixam à parte aqueles que não o são. Nosso objetivo consistiu em analisar o processo de formação/preparação que ocorre anteriormente ao rito nas vertentes judaica e cristã (no caso da cristã mais especificamente a religião anglicana), tratando respectivamente do Bar-mitzvá e o Batismo os ritos de passagem e de iniciação de cada religião supracitada. A metodologia de investigação foi a pesquisa descritiva bibliográfica com abordagem qualitativa, associada à observação participante, na qual pudemos testemunhar processos formativos e preparatórios para a realização dos ritos presentes nesta vertente cristã: o anglicanismo. Apresentamos como resultado da análise os pressupostos encontrados no processo de preparação para cada um destes ritos encontrados nestas religiões, demonstrando uma ligação com a educação e que revelam a identidade de cada vertente religiosa e o imaginário presente entre os sujeitos partícipes destas religiões. Esta análise nos fez chegar à conclusão de que mediante este processo preparatório que ocorre anterior ao rito os “neófitos” sentem-se habilitados para exercer seus papéis religiosos de forma à enfrentar suas angústias existenciais e a insegurança de práticas inadequadas à religião. E ainda percebemos neste processo formativo uma possibilidade metodológica para se trabalhar na disciplina do Ensino Religioso utilizando os ritos de forma prática.


Palavras-chave: Ritos; Iniciação; Passagem; Ensino Religioso; Formação.





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