V Congresso ANPTECRE
article

V Congresso ANPTECRE, v.5, 2015.

LIVRO DIDÁTICO NA SALA DE AULA DE ENSINO RELIGIOSO


Maria da Penha Lima da Silva

Consideramos que o livro didático pode e deve ser utilizado como uma fonte de pesquisa, pois esse livro traz em si inúmeras possibilidades de análise e de constatações científicas como conjunto temático, concepção de educação, metodologia, linguagem, contextualização, aliados aos conhecimentos prévios do professor e do aluno sobre o tema de estudo. Nossa pesquisa foi realizada com os alunos do 6º ano na Escola Municipal João Monteiro da Franca da cidade de João Pessoa-PB, tendo como componente curricular o Ensino Religioso. Teve como objetivos: Desenvolver junto aos educandos a capacidade de perceber o que é um símbolo religioso; reconhecer a árvore como um símbolo da natureza, do meio ambiente, e ao mesmo tempo considerada sagrada para muitas religiões; ressaltar a relevância do uso dos símbolos nas aulas de Ensino Religioso presentes nas tradições religiosas. Neste trabalho, contemplamos os eixos norteadores dos conteúdos de ER que fundamentam os objetivos propostos pelo livro didático: “A Religião no Mundo”, da Editora Paulinas. O conteúdo estudado foi a “árvore como símbolo”, em que apresentamos imagens sobre os símbolos de um modo geral. Trabalhamos com a pesquisa descritiva de campo e o método qualitativo, em que foram formados quatro grupos de alunos para a realização de oficinas, através da construção de quatro árvores sagradas, utilizando materiais recicláveis. Para o desenvolvimento desta atividade, foi possível estabelecer junto aos educandos os “acordos pedagógicos” destacando a respeito do trabalho coletivo, para organização desta parte. Após esta etapa, houve a exposição dos trabalhos. Como critério de avaliação, foram considerados: a participação, a interação e o envolvimento dos alunos e da comunidade escolar. Como resultados, observamos um interesse maior pela disciplina e um aprendizado efetivo do assunto abordado, como também um fortalecimento das relações interpessoais, que favoreceram este novo aprendizado. Foi possível perceber, também, que o livro didático de Ensino Religioso foi bem aceito pelos alunos, portanto, precisa ser compreendido como um dos recursos constitutivo da formação humana e acadêmica dos sujeitos escolares.


Palavras-chave: Livro Didático. Imagens Simbólicas. Árvore Sagradas. Conhecimento





Texto completo em PDF