Revista Acadêmica: Ciência Animal

INFORMAÇÕES GERAIS

A Revista Acadêmica: Ciência Animal é uma publicação da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Durante os anos de 2003 a 2011, o periódico divulgava pesquisas e estudos em três campos das Ciências: Ciência Animal, Ciências Agrárias e Ciências Ambientais. À partir de 2012, restringiu-se o escopo editorial única e exclusivamente à área de Ciência Animal, uma vez que a revista passou a ter vínculo junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. O título abreviado da revista é Rev. Acad. Ciên. Anim. e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas. Na última avaliação do Qualis Periódicos da Capes recebeu a estratificação B4 nas áreas de Ciências Agrárias I e de Medicina Veterinária.

MISSÃO

Criada com o propósito de ser um veículo de divulgação científica no âmbito da Ciência Animal, a revista tem por missão difundir o conhecimento desenvolvido pela comunidade científica brasileira e internacional.

OBJETIVOS

Publicar artigos científicos de pesquisa original, notas técnicas e, sob convite, artigos de revisão, com o intuito de contribuir para o avanço científico e tecnológico, bem como formar e incentivar profissionais comprometidos com a qualidade, sanidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira.

VISÃO

A Revista Acadêmica: Ciência Animal pretende tornar- se referência no ambiente da pesquisa em Ciência Animal no Brasil, com vistas à internacionalização.

FOCO

O escopo editorial da Revista Acadêmica possui foco nas tendências de pesquisas em Ciência Animal. Interessam, especialmente, temas relacionados às seguintes linhas de estudo:

1) Ciência e Tecnologia de Alimentos de Origem Animal
2) Produção Animal
3) Reprodução Animal
4) Clínica e Cirurgia Veterinária
5) Buiatria
6) Ciências Básicas

DOUBLE BLIND REVIEW

Para a avaliação de artigos, adota-se o processo de revisão chamado peer review, no qual membros do Conselho Editorial e da comunidade científica especializada se dispõem a avaliar o manuscrito, em sistema duplo de revisão anônima - double blind review, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecem em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade, bem como as garantias de que as pesquisas científicas envolvendo animais foram apreciadas e aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa.

ÉTICA EM PESQUISA

A criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território brasileiro, obedece aos critérios estabelecidos na Lei nº. 11.794, de 8 de outubro de 2008.
Caso a pesquisa remeta à utilização de animais, para fins de publicação, será necessário mencionar o número do protocolo com a aprovação concedida pelo Comitê de Ética da Instituição em questão na seção "Material e método".
Também é indispensável anexar cópia do Certificado de aprovação do projeto da pesquisa que originou o artigo, expedido pelo CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) no momento da submissão.

NORMAS EDITORIAIS

Os artigos submetidos poderão ser em português ou inglês. Todos os artigos devem ser inéditos e serão submetidos à avaliação por pares, não podendo ser encaminhados para apreciação simultânea por outros periódicos. A seleção levará em consideração a qualidade do trabalho. A análise dos trabalhos recebidos pela Revista Acadêmica baseia-se no sistema de peer review. Os trabalhos recebidos são, inicialmente, apreciados pelos editores e, em conformidade com as normas para publicação e considerados como potencialmente publicáveis, são encaminhados para os consultores ad hoc que serão escolhidos pelo Editor. Após análise do trabalho, os autores são notificados sobre a decisão dos consultores e, caso aprovados, são informados sobre a provável data de publicação.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES

Para a publicação da pesquisa, os autores deverão preencher, assinar e anexar, no momento da submissão do artigo, a Declaração de Cessão de Direitos Autorais e de Conflito de Interesses, as quais encontram-se disponíveis no processo de submissão online da Editora Champagnat.

COPYRIGHT

Comunicamos que a Editora Universitária Champagnat, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.

Licença Creative Commons
A Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicada.

A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons.

PERIODICIDADE

A Revista Acadêmica faz uso do sistema de fluxo contínuo.

INDEXADORES

Agrobase; CAB Internacional; Latindex; Periódica; DOAJ.

LISTADA EM

Embrapa; ICAP; LivRe!; Periódicos da Capes; Sumários.org

CONTATO

REVISTA ACADÊMICA: CIÊNCIA ANIMAL
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
80215-901 Curitiba - PR
(41)3271-2615

Assistente Editorial
Rubia Carolina Farias Santos
revistaacademica@pucpr.br
http://www.pucpr.br/academica

Patrocinadores


Fundação Araucária
2013-2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
atual

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI)
2013-2015