Revista de Estudos da Comunicação
article

Revista de Estudos da Comunicação, v.8, n.16, 2007.

COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS: novas práticas sociais na formação de profesores de ciências

Adriane Lizbehd Halmann 1

Atendendo a várias demandas contemporâneas de comunicação, difusão do conhecimento e construção colaborativa, utilizando mídias digitais e web, propomos a inserção de diários eletrônicos (blogs) na formação de professores de Ciências Naturais na Universidade Federal da Bahia. Os diários da prática pedagógica são indicados por alguns autores como instrumento de registro e análise da prática, ou ainda como instrumento de pesquisa, apontando sempre sua potencialidade como instrumento de reflexão docente. Os resultados obtidos demonstram que os blogs podem ser uma forma de diário da prática pedagógica, possibilitando, além da reflexão individual, a reflexão conjunta, a formação de comunidades, a cooperação, a extrapolação do espaço-tempo da escola, a inserção de outras formas de conhecimento na prática escolar e nos indica outras práticas sociais e educacionais, transformando as formas de pensar a/na educação.

Palavras-chave: Blogs; Mídias digitais; Formação de professores; Reflexão docente; Práticas sociais.

Communication and formation in digital media: new social practices in the formation of Science teachers

Taking care of some contemporaries demands of communication, diffusion of the knowledge and colaborative construction, used digital media and web, we consider the electronic diaries (blogs) in the formation of teachers of Sciences in the Universidade Federal da Bahia. The diaries of the practical pedagogical are indicated by some authors as a instrument of register and analysis of the practice, or as instrument for research, pointing always its potentiality as instrument to the teaching reflection. The results demonstrate that blogs can be a form of daily of the pedagogical practice making possible besides the individual reflection, the collective reflection, the formation of communities, the cooperation, the “go out” of the space-time of the school, the insertion of other forms of knowledge in the practical pertaining to school and in them it indicates social and educational practice others, transforming the forms to think the education.

Keywords: Blogs; Digital medias; Teachers formation; Teaching reflection; Social practice.

1 Professora substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, nas disciplinas Ensino de Ciências no I Grau e Projetos de Ensino de Ciências. Mestre em Educação (linha Currículo e Informação)/UFBA. Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. e-mail adriane_halmann@yahoo.com.br

Texto completo em PDF