Revista de Estudos da Comunicação
article

Revista de Estudos da Comunicação, v.9, n.20, 2008.

A TELEVISÃO EXPANDIDA: das especificidades às hibridizações

Letícia Capanema 1

Diante da constatação da presença da televisão em outros suportes tecnológicos, que não o aparelho televisivo tradicional - como o computador e os dispositivos móveis - questiona-se haver, nesse contexto, a possibilidade de determinar a especificidade televisiva, já que ela passa a pertencer não mais a um suporte técnico, mas sim a vários. Logo, o estudo propõe trazer a televisão à luz de uma análise teórica, pondo em relevo a questão de sua especificidade num momento de convergência digital e hibridizações tecnológicas e de linguagens. Para tanto, faz-se necessário revisitar teorias que definem e classificam as especificidades televisivas, como as de M. McLuhan, R.Berger e A. Machado, bem como resgatar aquelas que versam sobre conceitos de convergência e hibridização dos meios, como as de R. Bellour e G. Youngblood. Por fim, o estudo pretende investigar os atuais conceitos de pós-televisão de A. Piscitelli, como também as teorias contemporâneas sobre a hibridização dos meios, sejam eles pertencentes à era da cibercultura ou anteriores, como os conceito de remix de L. Manovich e remediation de J. Bolter e R. Grusin.

Palavras-chave: Televisão; Especificidade; Convergência; Hibridização; Pós-televisão.

The expanded television: from specificities to hybridities

After verifying the presence of television in others technological supports, which are not the traditional television machine – for instance: computers and mobile devices – we ask, in this context, if it’s still possible to define the television specificity, since it belongs to many technological supports and no more to a one. Therefore, this study proposes theoretical analysis of television and its specificity in a moment of digital convergency and hybridizations. For so, its is necessary to revisit theories witch defines and classifies television specificities, like those elaborated by M. McLuhan, R. Berger and A. Machado, and to investigate those that treats of media convergences and hybridization, like the theories of R. Bellour and G. Youngblood. At least, the study aims to investigate the present Post- Television concept from A. Piscitelli, as well as the contemporary media hybridization theories like the concepts of remix from L. Manovich and remediation from J.Bolter e R. Grusin.

Keywords: Television; Specificity; Convergency; Hybridization; Post-television. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 9, n. 20, p. 193-202, set./dez. 2008 194 CAPANEMA, L. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 9, n. 20,

1 Mestranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil. E-mail: capanema.leticia@gmail.com

Texto completo em PDF