Revista de Estudos da Comunicação
article

Revista de Estudos da Comunicação, v.10, n.21, 2009.

A TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS MATÉRIAS DE SAÚDE DA REVISTA VEJA

Lia Hecker Luz 1

Este trabalho se propõe a analisar matérias sobre saúde publicadas nas edições de janeiro a junho de 2005 da revista Veja, para verificar se as publicações alcançam o objetivo do jornalismo científico de traduzir conhecimentos específicos para uma linguagem acessível ao público massivo, e se apresentam os assuntos de forma contextualizada, interpretando-os. O percurso metodológico foi guiado pela análise de conteúdo, como proposto por Laurence Bardin, com o auxílio da catalogação realizada com o programa Winisis, da Unesco. Através da análise dos textos publicados em Veja, verifica-se que a revista traduz e contextualiza o conhecimento científico, indo além da simples notificação, situando-se no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, dando uma nova dimensão narrativa aos assuntos de saúde. Para tornar as informações mais compreensíveis, Veja também utiliza em uma parcela significativa de matérias o recurso da humanização, levando os temas até o ambiente do leitor.

Palavras-chave: Comunicação. Jornalismo científico. Saúde. Veja.

The translation of scientific knowledge on health news of Magazine Veja

This paper aims to analyze the news on health ran on the editions from January to June of 2005 of Veja magazine, to verify if the publication reach the goal of scientific journalism of translating specific knowledge into an accessible language to the mass public, and if it presents the subjects in a contextualized way, interpreting it. The methodological path is guided by content analyses, as proposed by Laurence Bardin, with the assistance of the electronic cataloguing of software Winisis, by Unesco. By the analyses of the news ran in Veja, it’s possible to verify that the magazine translate and contextualize the scientific knowledge, going further than the simple notification, situating it on the details, on the cause and effect wondering, on the interpretation and on the impact, giving a new narrative dimension to health subjects. To make the stories more comprehensible, Veja also uses in a significant part of the stories the humanization resource, bringing the themes to the reader’s environment.

Keywords: Communication. Scientific Journalism. Health. Veja Magazine.

1 Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS - Brasil, e-mail: liahluz@hotmail.com

Texto completo em PDF