Revista de Estudos da Comunicação
article

Revista de Estudos da Comunicação, v.11, n.26, 2010.

Reality show: o formato audiovisual como estratégia estética na busca pela liderança

Valério Cruz Brittos 1
Rafaela Chagas Barbosa 2

Este texto toma como epistemologia a economia política da comunicação, que contribui para o estudo dasrelações de poder que perpassam a produção, a distribuição e o consumo dos recursos comunicacionais.Partindo disso, percebe-se que as produções simbólicas da indústria televisiva são constituídas com a motivaçãode obter posições privilegiadas, uma vez que o intuito é estabelecer esse tipo de relacionamento como mercado publicitário e seus consumidores diretos. Na atualidade, um tipo específico de programa vemsendo relevante para alavancar a mercadoria audiência, o reality show (show de realidade), um formato atraentepara os exibidores, por representar baixo custo de produção, em comparação com a teleficção, e porapresentar capacidade de ampliar a audiência. Assim, estuda-se como o programa A fazenda impactou nomontante de público da Rede Record, representando um aumento significativo da média diária de audiênciada emissora, visto que novela, programa de variedades e programa beneficente foram lançados nesse realityshow que, além do mais, pautou a temática dos conteúdos audiovisuais, tanto no jornalismo como no showde variedades dessa emissora, durante os três meses em que ficou no ar.

Palavras-chave: Economia política da comunicação. Indústrias culturais. Reality show. Rede Record. Estratégias operacionais televisivas.

Reality show: the audiovisual format as an aesthetic strategy in the search for leadership

The text uses as epistemology the political economy of communications, which contributes for the study of the power relations that pervade the production, the distribution and the consumption of the communications resources. Starting from this point, it is noticed that the symbolic productions of the television industry are built with a motivation to obtain privileged positions. The intent is to establish this kind of relationship with the advertising market and with its direct consumers. Currently, a specific type of TV show has been important to boost the commodity called audience: the reality show, an attractive format for exhibitors, for it represents a lower cost of production, comparing to telefiction, and presents the capacity to increase audience. Thus, it is studied the impact the show A fazenda (The farm) had on Record Network’s audience, as it represented an important increase on the daily average ratings of the network, once a soap opera, a variety show and a charitable show were released during this reality show. Moreover, A fazenda guided the themes of the audiovisual content, both in journalism and in variety shows of the network, during the three months the show was broadcasted.

Keywords: Political economy of communications. Cultural industries. Reality show. Rede Record. TV operational strategies

1 Professor Doutor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e-mail: val.bri@terra.com.br
2 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS), bolsista da Ford Foundation e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade(CEPOS), e-mail: byrafaela_barbosa@hotmail.com

Texto completo em PDF