Revista de Estudos da Comunicação
article

Revista de Estudos da Comunicação, v.14, n.33, 2013.

Conteúdo digital interativo para tablets-iPad: uma forma híbrida de conteúdo digital

Rita de Cássia Romeiro Paulino 1

Convivemos atualmente com um novo meio para transferir informações, os tablets1. Esses equipamentos concentram possibilidades de mesclar os recursos de visualização de mídia impressa com o lado interativo da mídia online. É uma nova mídia que começa a ser explorada não só pela área da comunicação e tecnologia, mas também pela área da educação. As possibilidades de apresentar um conteúdo didático interativo são inimagináveis, de tal modo que o conteúdo possa se apresentar de forma lúdica e com fácil assimilação. Tais possibilidades interativas configuram, segundo uma abordagem sistêmica, um sistema sociotecnológico. A possibilidade do toque e movimentos na tela do iPad ou do tablet estimula a interação com o conteúdo midiático (texto, fotos, áudio, vídeos, animações, infográficos e mapas) e proporciona ao leitor diversos caminhos na construção de uma narrativa única. Este artigo pretende situar as revistas digitais para tablets e suas lexias interativas2 como um sistema social e interativo, não tecnocêntrico, segundo as teorias do modelo CESM, de Mario Bunge (2004).

Palavras-chave: Publicação digital. Tablets. iPad. Interatividade. Lexias interativas

Interactive digital content for tablets-iPad: a hybrid form of digital content

Currently, we live with a new medium for transferring information: tablets. With these equipments, it is possible merging the features of visualization of the print media with interactional aspects of online media. This is a new medium that begins to be used, not only for communication or technology area, but also by the education. There are many possibilities of presenting contents in a interactive and didactic way and the learning can be more simple and playful. Such interactive possibilities configure, according to a systemic approach, a sociotechnological system. The possibility of touch and movement on the screen of iPad or tablet stimulates interaction with media content (text, photos, audio, video, animations, infographisc and maps) and gives the reader several ways to build a single narrative. This article aims to situate Digital Magazines for tablets and their lexias as a social and interactive, not technocentric, according to the theories of CESM model, Mario Bunge (2004).

Keywords: Digital publication. Tablets. iPad. Interactivity. Interative lexias.

1 Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do curso de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC - Brasil, e-mail: rcpauli@gmail.com

Texto completo em PDF