Revista Diálogo Educacional

Revista Diálogo Educacional, v.16, n.50, 2016.

EDITORIAL

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF (Português)
Joana Paulin Romanowski, Pura Lúcia Oliver Martins.

DOSSIÊ

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO LIMIAR DOS VINTE ANOS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9.394/96 Págs 809-829  PDF (Português)
The training of teachers for early childhood education at the threshold of the twenty years of the National Education Guidelines and Bases Law 9.394/96
Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Pura Lúcia Oliver Martins.
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS SABERES DE PROFESSORAS DE CRECHES Págs 831-850  PDF (Português)
Learning of teaching in kindergarten: knowledge of daycare teachers
Monique Aparecida Voltarelli, Maria Iolanda Monteiro.
O PROFESSOR FORMADOR E O ENSINO DE DIDÁTICA NO CURSO DE GEOGRAFIA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS Págs 851-870  PDF (Português)
The teacher educator and teaching of didactics in geography licentiate course: the student perspective
Giseli Barreto da Cruz, Talita da Silva Campelo.
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA FINLÂNDIA Págs 871-890  PDF (Português)
Finnish initial teacher training
Thyara Antonielle Demarchi, Rita Buzzi Rausch.
UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO VOLTADA AOS PROFESSORES INICIANTES DE SOBRAL – CE Págs 891-909  PDF (Português)
A training policy geared to beginning teachers in Sobral – CE
Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André.
DILEMAS E APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Págs 911-936  PDF (Português)
Dilemmas and apprenticeships professional of beginning teachers of physical education
José Ângelo Gariglio Carolina Guimarães Reis.
PROFESSORES ALFABETIZADORES: ESTUDO SOBRE ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Págs 937-965  PDF (Português)
Literacy teachers: study on elements of professional development
Liliamar Hoça, Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo.
PROFISSÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DOS FORMADORES: RELAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA Págs 967-986  PDF (Português)
Teaching profession and the training of trainers: relations between the university and basic education
Ana Lara Casagrande, Joyce Mary Adam.
PROFISSIONALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES Págs 987-1007  PDF (Português)
Professionalism and teacher education: social representations of teachers
Rejane Dias da Silva, Adelaide Alves Dias, Sonia Pimenta de Araujo.
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Págs 1009-1028  PDF (Português)
The structure of the teaching profession: a study with teachers of vocational education
Ana Sara Castaman, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Denise de Oliveira.

ARTIGOS

INSTRUIR, APRENDER OU COMUNICAR: REFLEXÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS DAS OPÇÕES PEDAGÓGICAS PERSPETIVADAS A PARTIR DO ATO DE ENSINAR Págs 1031-1051  PDF (Português)
Instruct, learn or communicate: Reflection about the foundations of pedagogical options envisaged from the act of teaching
Rui Trindade, Ariana Cosme.
ALEGAÇÃO PARA UMA EPISTEMOLOGIA DE SEGUNDA ORDEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Págs 1053-1076  PDF (Português)
Allegation for na epistemology of second order in teachers’ training
Orlando Fernández Aquino, Alberto Matías González.
RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO GRUPO TUTORIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS (ATIVAS) Págs 1077-1092  PDF (Português)
Pedagogical relationship the Group tutorial: challenges and possibilities of participative methodologies (active)
Edileuza Fernandes da Silva.
Licenciado sob uma
Licença Creative Commons


Fundação Araucária
2012-2013
Apoio Fundação Araucária

CNPq
atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
atual

CAPES
atual