Revista Diálogo Educacional
article

Revista Diálogo Educacional, v.15, n.45, 2015.

Práticas e percursos dos professores da Educação Básica com ações de autoria e colaboração nas redes sociais


Ana Beatriz Gomes Carvalho 1
Thelma Panerai Alves 2

Este artigo faz parte de uma pesquisa financiada pelo CNPq por meio da chamada pública do edital Universal (seleção 2013) e trata da capacidade do professor para construir e consolidar uma cultura digital efetiva. Para isso, decidimos investigar as práticas e os percursos dos professores da rede pública (Educação Básica) que se destacam com o uso de blogs, na perspectiva da autoria e da colaboração em rede. A fundamentação teórica deste estudo está baseada em autores como Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, entre outros, que tratam do tema da cultura digital. A metodologia de nossa pesquisa está orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa, com fundamentação teórica no campo dos estudos culturais. Os resultados mostram que a maioria dos professores blogueiros estudados são autores de seus próprios textos, embora eles ainda encontrem algumas dificuldades de ampliar seu público leitor e de estabelecer comunicação e colaboração com novos leitores. Isso não invalida, entretanto, suas ações efetivas de autoria e colaboração em rede.


Palavras-chave: Cultura digital. Blogs. Autoria. Colaboração. Formação de professores.


Practices and pathways of Basic Education teachers with authorship and collaborative actions in social networks


This article is part of a study funded by CNPq through Universal edict (selection 2013) and deals with the teacher’s ability to build and consolidate an effective digital culture. For this, we decided to investigate practices and pathways of public school teachers (Primary Education) that stand out using blogs, in view of authorship and collaborative networking. Our theoretical framework is based on authors such as Castells, Harvey, Recuero, Bonilla, Lévy, among others dealing with digital culture and the methodology of our research is guided by the principles of qualitative research, and theory in the field cultural studies. The results show that the majority of blogger teachers are authors of their own texts, but they still find some difficulties in expanding their readership and establish communication and collaboration with new readers not invalidating, however, their effective actions of authorship and collaborative networking.


Keywords: Digital culture. Blogs. Authorship. Collaboration. Teacher training.

1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil,e-mail: anabeatriz.carvalho@ufpe.br
2 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil, e-mail: tpanerai@gmail.com

Texto completo em PDF