Revista Diálogo Educacional
article

Revista Diálogo Educacional, v.4, n.9, 2003.

APRENDIZAGEM POR MEIO DA GESTALT NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE DESENHO INDUSTRIALDO PROFISSIONAL DE DESENHO INDUSTRIAL


Lílian Anna Wachowicz 1
Maria Liane Gabardo Arbigaus 2

Este artigo é o resultado de uma pesquisa sobre as grandes teorias da educação e a sua influência na área do design.Nos dá uma visão histórica da Gestalt e a sua contribuição para o desenvolvimento da forma e da percepção gráfica, na criação e na Metodologia de Aprendizagem para o aluno de Desenho Industrial. Apresenta resultados positivos no uso da Gestalt em projetos gráficos desenvolvidos nos Programas de Aprendizagem do curso de graduação em Desenho Industrial da PUCPR.


Palavras-chave: Forma, Fundo, Percepção, Grafismo, Gestalt.



El presente artículo es resultado de una investigacion acerca de grandes teorías de la educación y suya influencia en el área del design.Apresenta una visão histórica de la Gestalt y suya colaboración para el dessarrollo de la forma y percepción gráfica, en creación y en la Metodología de Aprendizaje para el alumno de Deseño Industrial.Presenta resultados positivos em el uso de la Gestalt en proyjectos gráficos desarrollados en los Programas de Aprendizaje del curso de graduación en Deseño Industrial de la PUCPR.


Keywords: Forma, Fundo, Percepção, Grafismo, Gestalt.

1 Professora do Mestrado em Educação da PUCPR Av: Vicente Machado, 2900, Seminário, Curitiba – PR, CEP 80440-020, e-mail: lili@rla01.pucpr.br
2 Mestranda em Educação e Professora da PUCPR.

Texto completo em PDF