Psicologia Argumento

Sobre a Revista

A Revista Argumento é uma publicação trimestral do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente disponível somente online, vem divulgando desde 1982 pesquisas e novos estudos visando colaborar com a atuação e formação de psicólogos e profissionais de áreas afins.
Atendendo ao avanço da Psicologia, a Revista Argumento visa à integração e à interdisciplinaridade, compreendendo a Psicologia como uma disciplina voltada para a diversidade e para a articulação de áreas e conhecimentos.

Disseminar os avanços no campo da Psicologia e áreas correlatas, contribuindo para que acadêmicos, pesquisadores e profissionais atualizem seus conhecimentos e formas de atuação através da publicação de artigos com conteúdo inovador e contemporâneo.

Objetivo

Publicar manuscritos originais de todas as áreas da psicologia, organizados em números temáticos que contemplam temas atuais e preocupações da área, sejam esses, temas inovadores ou temas clássicos.

Processo de Avaliação

A seleção de manuscritos para publicação é baseada no impacto para a disciplina, em sua originalidade, qualidade metodológica e observação das normas editoriais aqui descritas. Todos os manuscritos considerados para publicação são submetidos ao processo de revisão entre os membros do Conselho Editorial ou por avaliadores externos anônimos. Sempre que possível, uma decisão editorial (aceitação, necessidade de revisões ou recusa) será feita em até três meses após a submissão.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

Procedimentos Éticos

Trabalhos contendo resultados de estudos humanos e/ou animais somente serão aceitos para publicação se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação (anexar a cópia do parecer do comitê de ética no ato da submissão). Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir a afirmação de que o protocolo de pesquisa foi aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos). Para experimentos com animais, considere as diretrizes internacionais Pain, publicada em: PAIN, 16: 109-110, 1983.
Os pacientes têm direito à privacidade, o qual não pode ser infringido sem consentimento esclarecido. Na utilização de imagens, as pessoas/pacientes não podem ser identificáveis ou as fotografias devem estar acompanhadas de permissão específica por escrito, permitindo seu uso e divulgação. O uso de máscaras oculares não é considerado proteção adequada para o anonimato.
É imprescindível o envio da declaração de responsabilidade de conflitos de interesse, manifestando a não existência de eventuais conflitos de interesse que possam interferir no resultado da pesquisa.

Direitos Autorais

Para publicação, todos os autores deverão anexar no momento de aceite do artigo a Carta de Cessão de Direitos Autorais que encontra-se disponível no processo de submissão online.

Indexação em Bases de Dados

Biblioteca Virtual de Saúde – BVS
CLASE
ICAP
Index Psi
Latindex
Lilacs
Periódicos Capes
ReBap
Sumários.Org

Editora e Coeditora

Editora
Graziela Sapienza – PUCPR, Curitiba, PR – Brasil

Coeditora
Elizabeth Carvalho da Veiga – PUCPR, Curitiba, PR – Brasil

Contato

Revista Argumento
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
Escola de Saúde e Biociências
Graduação em Psicologia
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho - Curitiba - Paraná
CEP 80215-901
psicologia.argumento@outlook.com