Revista Pistis Praxis

Sobre a Revista

ISSN 1984-3755 eISSN 2175-1838 - Estrato Qualis: A2 - FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão TEOLOGIA

A Revista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral é uma publicação quadrimestral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), publicada pela primeira vez em 2009, com o intuito de constituir um meio de disseminação de novas descobertas na pesquisa voltada a área de Teologia, especialmente para dialogar com outros campos de saber e com pesquisadores nacionais e internacionais sobre os diversos focos que a pastoral apresenta. Para isso, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR, em conjunto com o Conselho Editorial, define em cada número da revista um tema que será abordado no Dossiê, seção que objetiva estimular o debate.

A revista é complementada por artigos e ensaios científicos sobre assuntos de interesse e relevância para a área, bem como por resenhas de publicações significativas. Com circulação nacional e internacional, o periódico adota o processo de revisão (double blind peer review) entre os membros do Conselho Científico em sistema duplo de revisão anônima, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.

O título abreviado da revista é Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor. e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem autorização expressa do editor.

ISSN 1984-3755 (impressa)
eISSN 2175-1838 (eletrônica)



REGIMENTO DA REVISTA PISTIS & PRAXIS: Teologia Pastoral

Missão

A missão da revista é socializar a produção de conhecimento teológico, tanto na sua especificidade (bíblico-teológica e histórica) quanto no que resulta de seu diálogo com outras ciências, tais como a Educação, a Psicologia, Filosofia, Antropologia, Sociologia e Bioética e as Ciências da Religião.

Objetivo da revista

Publicar trabalhos originais e inéditos que promovam a difusão de estudos, pesquisas e documentos relativos à área de Teologia, com ênfase em Pastoral, abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como o debate de questões nesse campo de conhecimento.

Visão

Consolidar-se como revista de referência para a área de teologia pastoral e nos estudos interdisciplinares em religião.

Foco temático da revista

Os temas abordados pela revista Pistis & Praxis estão vinculados ao campo da Teologia Pastoral, articulando dois enfoques: a evangelização e o diálogo com a sociedade. O diálogo com a sociedade é mediado com outras áreas do saber, tais como a Educação, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Bioética e as Ciências da Religião. Cada número será organizado em dois segmentos: um dossiê definido pelo Conselho Editorial e uma seção com temas diversos. A revista receberá:
•Artigos Científicos Originais - é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
•Ensaios - é um texto literário breve expondo idéias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, religioso, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.
•Resenha de livros - é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito.

Sistema de avaliação

Todos os artigos estão sujeitos a revisão de no mínimo dois avaliadores especialistas na temática dos textos visando atender aos padrões de excelência acadêmica. As submissões serão consideradas por um editor e "se este não rejeitar de imediato" encaminhado para peritos-avaliadores, cujas identidades permanecerão anônimos aos autores.

Ética na pesquisa

Os estudos que envolvem experimentos com seres humanos ou animais todo o trabalho deve estar em conformidade com a Declaração de Helsinque (1964) e da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Desta forma os artigos descrevendo o trabalho experimental em seres humanos que carregam um risco de dano deve incluir uma declaração de que o experimento foi realizado com o entendimento e o consentimento da pessoa humana, bem como o parecer da Comissão de Ética responsável que aprovou os experimentos. No caso de todas as experiências com animais, os autores devem fornecer o parecer do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou em caso de estudos internacionais uma descrição completa de qualquer procedimento anestésico e cirúrgico utilizado, bem como prova de que todos os passos foram realizadas a fim de evitar o sofrimento dos animais, em cada fase da experiência.

Política de submissão

Os trabalhos deverão ser apresentados por um dos autores do manuscrito por meio do sistema on-line da revista. Independentemente da origem da ferramenta de processamento de texto, sendo obrigatório o texto completo enviado sem a identificação dos autores e em formato Word (.DOC). Não há nenhum limite de página. Somente são aceitas submissões online para facilitar a rápida publicação e minimizar os custos administrativos. Submissões por alguém que não seja um dos autores não serão aceitos. O autor assume a responsabilidade de apresentar o papel durante a apresentação e revisão por pares. Se, por alguma razão técnica a submissão não seja possível, o autor pode entrar em contato com o editor.

Termo de submissão

Os trabalhos devem ser apresentados no entendimento de que eles não tenham sido publicados em outros lugares e não estão sob consideração por outra revista publicada. O autor da apresentação é responsável por garantir que a publicação do artigo foi aprovado por todos os co-autores outros. Também é de responsabilidade dos autores para garantir que os artigos provenientes de uma instituição particular, são apresentadas com a aprovação da instituição necessária. Apenas uma confirmação do editorial oficialmente estabelece a data de recebimento. É obrigatório o envio da "termo de direito autoral" para a editora assina da por todos os autores conforme modelo.

Direitos autorais e Copyright

Comunicamos que a Editora Universitária Champagnat, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.

A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico.
O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons.

Periodicidade da revista

A Revista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral tem sua publição com periodicidade quadrimestral desde 2014.

Indexadores da revista

ATLA*
ICAP
LATINDEX

* This periodical is indexed in the Catholic Periodical and Literature Index (CPLI), a product of the American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA. Email: atla@atla.com, www: http://www.atla.com

Editor e conselho editorial

Editor-Chefe
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR, Brasil)
http://lattes.cnpq.br/8648726976057922
email: srjunq@gmail.com

Conselho Editorial
Agenor Brigneti (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/3943969782662356
Mario Antonio Sanches (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/3895854709901233
Mary Rute Gomes Esperandio (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/6314025964600648

Conselho Editorial

Editor-Chefe
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR, Brasil)
http://lattes.cnpq.br/8648726976057922
email: srjunq@gmail.com

Conselho Editorial
Agenor Brigneti (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/3943969782662356
Mario Antonio Sanches (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/3895854709901233
Mary Rute Gomes Esperandio (PUCPR, Brasil) http://lattes.cnpq.br/6314025964600648

Contato

Revista Pistis&Práxis
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia
Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho
CEP 80215-901 – Curitiba-PR Brasil
email: srjunq@gmail.com
Fone: (41) 3271-1359

Financiamento / Apoio



Fundação Araucária

Casa publicadora

EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT
Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho - Curitiba - Paraná
CEP 80215-901
Telefone (41) 3271-2208

www.editorachampagnat.pucpr.br
email: editora.champagnat@pucpr.br