REBRAE
article

REBRAE, v.5, n.2, 2012.

A internacionalização de uma pequena empresa


Fabiane Cortez Verdu 1
Sergio Bulgacov 2

Este estudo teve como objetivo principal descrever como ocorre a internacionalização de uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá (PR). Esta pesquisa é descritivo-qualitativa, ex post factum, seccional (transversal). O nível de análise é o organizacional; a unidade de análise é a organização. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso em uma pequena empresa exportadora da cidade de Maringá: Apiário Diamante. Tendo em vista o objetivo deste trabalho, foram realizadas duas entrevistas (uma semiestruturada e outra estruturada)com o informante-chave da organização em estudo e observações não participantes. Os dados primários coletados por meio de entrevista e de observação não participante e os secundários foram analisados de maneira descritivo-qualitativa por meio da técnica de análise de conteúdo. No Apiário Diamante foram identificadas características tanto do processo de internacionalização gradual, quanto do processo desde o início das operações. Vale ressaltar que no Apiário Diamante, entre as principais características do processo de internacionalização identificadas, duas características referiam-se ao atributo “redes de parceiros de negócios”, o que reflete a importância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo de internacionalização. Os recursos não possuídos e utilizados pelo Apiário Diamante tendem a ser obtidos por meio de relacionamentos (experiência,conhecimento de mercado externo e experiência internacional), com exceção dos “sistemas formais e informais de planejamento, controle e coordenação” que foram obtidos por meio de compra no mercado. Esse fato reforça a importância das redes de relacionamentos interorganizacionais no processo de internacionalização no que tange à obtenção de recursos. As instituições que forneceram os recursos que viabilizaram a internacionalização do Apiário Diamante são as seguintes: Instituto Mercosul, CIN/FIEP, despachante aduaneiro, Banco do Brasil, trading, alfândega ou aduana, Apex Brasil, Abemel (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel). O principal tipo de recurso fornecido ao Apiário Diamante foi o conhecimento de mercado externo.


Palavras-chave: Internacionalização. Redes. Recursos. Pequena empresa.


The internationalization of a small enterprise


This study aimed to describe how internationalization occurs in an exporting small enterprise of Maringa (PR). This research is descriptive and qualitative, ex post factum, sectional (transverse). The level of analysis is the organizational and the unit of analysis is the organization. The research strategy used was a case study in an exporting small enterprise of Maringa (PR): Apiario Diamante. Given the objective of this study, there were two interviews (one structured and one semi-structured) with the key informant of the organization under study and non-participant observations. The primary data collected through interviews and non-participant observation and secondary data were analyzed in descriptive-qualitative way by the technique of content analysis. In the Apiario Diamante were identified characteristics of both processes de internationalization, gradual and since the inception of operations. It is noteworthy that the Apiario Diamante, among the main characteristics of the internationalization process identified two characteristics were related to the attribute “networks of business partners” which reflects the importance of networks of interorganizational relationships in the internationalization process. The resources not owned and used by Apiario Diamante tend to be obtained from relationships (experience, knowledge of foreign markets and international experience), with the exception of "formal and informal systems of planning, control and coordination" which were obtained by market purchase. This reinforces the importance of networks of interorganizational relationships in the internationalization process with regard to obtaining resources. The institutions that provided the resources that enabled the internationalization of the Apiario Diamante are: Instituto Mercosul, CIN/FIEP, customs broker, Banco do Brasil, trading, customs, Apex Brazil, Abemel. The main type of resource provided to the Apiario Diamante was the knowledge of foreign markets.


Keywords: Internationalization. Networks. Resources. Small enterprise.

1 Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR - Brasil, email: fcverdu@uem.br
2 Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), São Paulo, SP - Brasil, e-mail: s.bulgacov@gmail.com

Texto completo em PDF